sábado, 19 de fevereiro de 2011

EUA Acirram Ainda Mais os Ânimos no Oriente Médio

Abaixo o posicionamento dos EUA no Conselho de Segurança da ONU. Direto do Luis Nassif

Por André LB

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/877911-eua-vetam-resolucao-da-onu-con...

EUA vetam resolução da ONU contra assentamentos de Israel
DA ASSOCIATED PRESS, NAS NAÇÕES UNIDAS

Os Estados Unidos votaram contra uma resolução apreciada nesta sexta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que poderia condenar a expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Dos 15 votos, 14 foram a favor, incluindo o do Brasil, que no momento detém a presidência rotativa do órgão.

Para ter validade a medida precisava de todos os votos dos países que integram o Conselho, e caso tivesse sido aprovada, reforçaria o caráter ilegal da expansão dos assentamentos nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, determinando ao governo israelense a interrupção imediata das obras.

Analistas estimam que a decisão do governo do presidente Barack Obama deve irritar países árabes, a ANP (Autoridade Nacional Palestina) e defensores da causa palestina ao redor do mundo.

David Karp/APImagem de arquivo mostra Conselho reunido; votação desta 6ª visava conter expansão de assentamentos

O veto à medida deve também acentuar as dificuldades das negociações do processo de paz entre israelenses e palestinos, atualmente paralisado.

Para os palestinos a interrupção da expansão dos assentamentos é uma condição para que as negociações de paz sejam retomadas.

E agora, também do Luis Nassif, as repercussões no mundo árabe.

Por raq_uel


Palestinos reavaliam negociações de paz
19 de fevereiro de 2011  01h01  atualizado às 01h42
A Autoridade Palestina vai "reavaliar" o processo das negociações de paz, após o veto americano na ONU ao projeto condenando a colonização israelense, afirmou na noite desta sexta-feira Yasser Abed Rabo, secretário geral do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
"Vamos reexaminar nossa avaliação de todo o processo de negociação" com os israelenses. "Foi (o veto) uma decisão infeliz e desequilibrada, que afeta a credibilidade da administração americana", disse Abed Rabo, um dos principais negociadores palestinos.
Pouco antes do veto, em um discurso na sede da Autoridade Palestina em Ramallah, o dirigente Mahmud Abbas lembrou que "o povo palestino quer o fim da colonização e da ocupação". "A colonização é inaceitável e ilegal em nossa terra".
Os Estados Unidos vetaram hoje no Conselho de Segurança das Nações Unidas o projeto de resolução árabe que condenava a política de colonização israelense nos territórios palestinos.
Israel, por sua vez, convocou após o veto os palestinos a retomar as negociações sem condições prévias.
"É um caminho curto entre Ramallah e Jerusalém, e todos os palestinos deveriam voltar à mesa de negociações sem condições prévias", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Yigal Palmor, em um comunicado.
"Só assim, e não através de uma decisão do Conselho de Segurança, será possível avançar no processo de paz de modo a beneficiar ambas as partes e servir à causa da paz e da segurança em toda a região", acrescentou.
A embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, explicou que Washington decidiu se opor à resolução, afiançada por 130 países e apoiada pela liderança palestina, após procurar oferecer uma saída alternativa que fora rejeitada.
"Este projeto de resolução corre o risco de radicalizar as posições de ambos os lados", explicou Rice. "Irá encorajar as partes a ficar de fora das negociações", acrescentou.
Ela insistiu que o veto de Washington - o primeiro do governo Obama nas Nações Unidas - não deveria ser entendido como um apoio dos Estados Unidos ao avanço das colônias.
"Nós rejeitamos nos termos mais fortes a legitimação da continuidade da colonização", disse ela ao Conselho.
Mas Rice disse que a ONU não é a instância adequada para tentar resolver o conflito israelense-palestino.
Os outros 14 membros do Conselho de Segurança votaram a favor da resolução.
Esta foi a primeira vez que os Estados Unidos se opõem a uma resolução do Conselho de Segurança desde que Barack Obama assumiu a presidência, há dois anos.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4952955-EI308,00-Palestinos+reavaliam+negociacoes+de+paz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário