domingo, 13 de fevereiro de 2011

Em Salto, PT Discute Políticas Públicas

A partir da iniciativa coletiva de militantes do PT de Salto, ontem aconteceu um excelente debate sobre as políticas públicas levadas a efeito pelo partido na administração local.

Como é do conhecimento, por aqui no primeiro e no segundo mandatos do Prefeito Geraldo Garcia (PDT) e do vice Juvenil Cirelli (PT), o partido conta com quatro secretários, dos doze existentes. As pastas são as da Saúde, Educação, Ação Social e Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Das grandes políticas sociais, não estamos no Esporte e na Cultura. 

A ideia do encontro foi a de socializar as ações das secretarias, aprofundando o conhecimento daqueles militantes que não vivem o dia a dia da administração municipal. E como não poderia deixar de ser, foi um encontro bastante produtivo. Teve início às 14h00 e só foi terminar às 18h00. Uma média de 80 pessoas participaram do encontro. 

Apesar do tempo aparentemente longo para cada secretaria - cerca de uma hora cada uma - no final ficou aquela boa sensação de "quero mais", pois as ações e a profundidade de cada política são muito grandes e não é uma exposição de uma hora que dá conta de seu todo. Tanto que nosso presidente - Juvenil - apontou no final dos debates, sua continuidade, tendo em mente dois grandes objetivos: conhecermos mais profundamente as referidas políticas e nos prepararmos com conteúdos discutidos para 2012, quando teremos eleições municipais. 

Das quatro secretarias que se apresentaram, ficaram algumas conclusões: ainda temos problemas na profissionalização das gestões (em graus diferenciados entre elas); as secretarias tem bastante dificuldades na relação com as chamadas secretarias "meio" da prefeitura; a discussão orçamentária global da prefeitura ainda é muito superficial; muitas dificuldades na divulgação das ações das nossas secretarias; a militância partidária precisa apropriar-se mais dos conteúdos de cada uma delas; a participação popular precisa ser garantida - como disse Jussara: "a participação popular não se dá por decreto".
Bela experiência do partido que certamente trará bons resultados tanto para as ações de cada secretário, como do próprio partido em suas caminhadas futuras. 

E domingo, dia 20, temos por aqui a festa dos 31 anos do PT nacional e 30 anos do PT de Salto!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário