terça-feira, 25 de maio de 2010

Acordo com o Irã - Novos Capítulos

Nestes dois dias da semana já aconteceram várias novidades em relação ao acordo que o Irã assinou com o Brasil e a Turquia. Depois da descoberta de que o presidente americano teria encaminhado a Lula uma carta incentivando o acordo, na segunda-feira, cumprindo mais uma etapa prevista no acordo assinado, o Irã entregou à AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica - a carta com suas intenções definidas junto ao Brasil e à Turquia. Veja detalhes aqui. Outros portais e blogs também falaram a respeito.

Antes disso, no Jornal do Brasil, Celso Amorim, nosso Ministro das Relações Exteriores, concedeu uma longa entrevista ao jornalista Mauro Santayana, onde fala sobre o acordo com o Irã, sobre a política internacional do Brasil dentre outras coisas. Vale a pena ler para entender um pouco mais essa grande mudança na forma de fazer política externa brasileira a partir de Lula. Confira.

E num momento de rara felicidade, encontramos na folhona um artigo do jornalista Janio de Freitas falando da "dor de cotovelo" daqueles que ainda insistem em depreciar o grande passo nas relações internacionais dado pelo Brasil no episódio do Irã. Vale a pena ler pela raridade e pelo conteúdo. Confira.

Vamos aguardar os próximos capítulos, porque apesar de aparentemente isso tudo já estar resolvido, muito ainda falta para uma conclusão sobre os reais efeitos do acordo deste final de semana. Evidente que ninguém pode ter a ilusão de que existem "bandidos e mocinhos" nessa história toda. Evidente que a imagem que tentam vender de que Lula está protegendo a política iraniana é mais falsa que nota de R$ 3,00. Evidente que muitos interesses ainda estão escondidos em toda essa trama. Mas negar o avanço conquistado pelo Brasil no caminho da paz e de soluções negociadas, é negar que a noite vem depois do dia e depois novo dia que antecede à uma nova noite.

Nesse sentido, a folhona aprontou de novo. É dificil falar bem dela, porque logo em seguida pisa no tomate. Não tem jeito. Uma das manchetes de domingo na folhona era "Lula articula seu futuro na ONU ou no Banco Mundial". O jornalista (???) Kennedy Alencar tenta convencer os leitores da folhona de que tudo o que o Lula está fazendo é para "garantir o seu futuro" depois de 2010, ou como Secretário Geral da ONU, ou como presidente do Banco Mundial. Como a folhona publicou só parte dos esclarecimentos feitos pelo Blog do Planalto, hoje vários blogs publicaram na integra os mesmos. Confira aqui do blog do Nassif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário