quarta-feira, 19 de maio de 2010

Irã - Alguém Esperava Outra Posição Ianque?

Pois é.... Sequer o acordo feito no final de semana foi degustado pelo mundo e a metralhadora assassina americana já começou a dar seus tiros. Parece que esse é um problema de origem dos norte-americanos: impor-se, matando.

Mas o mais triste da história toda é acordar de manhã e ver os queridos jornalistas da globo enfatizando a posição americana e denegrindo a ação brasileira no episódio. Esquecem os queridos jornalistas de dizer que ainda a posição americana terá que ser referendada pelo Conselho de Segurança, que também já foi desconsiderado pelos EUA por várias vezes na história. Por isso, não nos assustemos se o tal conselho não ratificar o acordo feito no final de semana. E não nos assustemos também se os EUA não cumprirem a posição do conselho se este ratificar o acordo feito.

Veja aqui como é a lógica e a importância política do Conselho de Segurança da ONU.

Hoje, Celso Amorin, nosso ministro das relações exteriores, encaminhou juntamente com a Turquia uma carta para todos os componentes do Conselho de Segurança da ONU (quinze no total). Veja aqui o teor e comentários a respeito.

Como se observa o Brasil continua em seu propósito de buscar a paz e a harmonia diplomática naquela região, coisa que os EUA tem motivos internos para não querer. Veja aqui e aqui.

Enfim, não sei o que é mais difícil: aguentar a prepotência americana ou a baixeza dos opositores brasileiros que fazem questão de continuarem submissos ao regramento dos EUA.

É dureza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário