sábado, 8 de maio de 2010

Jogo Sujo Desvendado

Em obediência a comando que ninguém se animou ainda a assumir, os gabinetes de pelo menos dois deputados do DEM e do PP, sustentados por dinheiro público, foram transformados em submundos do tráfico de baixarias com objetivos eleitorais. Ao mes mo tempo, sob o comando do líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC), o gabinete da liderança, também custeado por dinheiro público, tornou-se uma espécie de sucursal da coordenação de comunicação da campanha do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra. Tradução: a um só tempo, gabinetes de aliados ao candidato tucano viraram, na hipótese menos grave, comitês de práticas ilegais a serviço de sua campanha.

Esses ambientes foram desvendados nesta semana, quando parlamentares do PT receberam por engano, dos gabinetes do deputado ACM Netto (DEM), Corregedor da Câmara, e do deputado João Pizzolatti, do PP, mensagens com ataques insultuosos à pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. “Por baixo do pano, de forma sorrateira, a oposição está utilizando uma estrutura pública para praticar crimes, porque alguns dos e-mails que foram transmitidos
através dos computadores da Câmara dos Deputados são claramente ofensivos e caluniosos contra a companheira Dilma Rousseff”, acusou ontem o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. “Nós temos uma oposição camaleão. A gente não sabe qual o discurso que vale. Eles dizem que vão fazer uma campanha de alto nível, mas verifica-se que tem um site mandando mensagem de baixo nível. É uma oposição esquizofrênica, meio morcega, que chupa o sangue e abana”, denunciou o deputado Luiz Sérgio, presidente estadual do PT no Rio e um dos parlamentares que receberam as mensagens distribuídas pelos gabinetes do DEM e do PP.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), outro petista que recebeu os e-mails, pediu ao presidente da Casa a abertura de sindicância para apurar a "divulgação de campanha difamatória contra a senhora Dilma Rousseff", por meio de uso "indevido do serviço de correio eletrônico". Vaccarezza criticou também o uso ilegal da estrutura do gabinete da liderança do DEM para distri buição de material de campanha de Serra. "Esse tipo de atitude desqualifica a política e mostra que a oposição está jogando sujo, embora queira mostrar uma postura supostamente light de Serra", acusou o secretário nacional de Comunica ção do PT, deputado
André Vargas (PR).

De acordo com o dirigente petista, o partido deverá entregar ao Tribunal Superior Eleitoral, na próxima semana, representação contra o DEM por uso eleitoral da máquina pública e pela veiculação de propaganda antecipada e de conteúdo negativo contra a précandidata Dilma Rousseff. O departamento jurídico do PT ainda estuda se estenderá a denúncia aos parlamentares envolvidos na divulgação das mensagens eletrônicas.

DEPUTADOS CULPAM ASSESSORES
Detalhado em reportagem publicada ontem pela Folha de São Paulo, o esquema de baixaria serve-se da estrutura da Câmara para disseminar mensagens ofensivas a Dilma. Recebidas nos gabinetes de ACM Neto e de João Pizzolatti, as mensagens são redistribuídas por e-mail funcional.

Cópias de e-mails obtidas pelo jornal contêm a frase “Dilma Rousseff e suas vítimas fatais” e exibem fotos de militares supostamente “assassinados pelo grupo terrorista” da petista. Além dos e-mails insultuosos a Dilma, ofícios com timbre da Câmara assinados pelo líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC) dizem que a "coordenação de comunicação da campanha de José Serra à Presidência, -Eduardo Graeff - produz, todos os dias, ‘papers’ sobre temas a serem abordados pelos parlamentares dos Democratas, PPS e PSDB" em discursos, entrevistas e artigos. "Esta é uma maneira efetiva de participarmos da dura campanha que se prenuncia", diz o documento.
Os deputados ACM Neto e João Pizzolatti culpam assessores pela distribuição dos insultos contra Dilma. E Bornhausen, o líder do DEM, qualificou apenas como “uma falha operacional” o uso da estrutura da liderança para distribuir material da campanha de Serra.

BRASILIA CONFIDENCIAL 230

Nenhum comentário:

Postar um comentário