Acabo de ler sobre os acontecimentos já comentados por aqui que envolveu uma de nossas delegacias. Confesso que alguns detalhes me passaram despercebidos durante a semana como a declaração do Secretário de Segurança Pública de que o delegado local deveria ter contratado segurança privada para a delegacia. Nada contra a segurança privada, até porque em alguns casos ela é muito bem vinda. Entretanto, o mandatário maior de nossa segurança no estado dizer isso soa no mínimo estranho, não é mesmo?
Mas quem já conhece de longos carnavais a politica de nosso estado não deve se estranhar com isso. É nítida a opção do estado pela repressão e não pela prevenção. Enquanto de um lado vemos aumentar a violência policial, de outro observamos que a preocupação com a polícia investigativa, científica é deixada de lado. Um dado que talvez nos ajude a pensar isso seja a diferença de salários entre um delegado de nosso estado e um delegado da Polícia Federal. Enquanto o primeiro recebe um salário em torno de $ 4.000,00 o da Polícia Federal está em $ 14.000,00.
A vergonha que nós saltenses passamos pelos acontecimentos serviu para desnudar o que para alguns era óbvio: nenhuma preocupação do governo do estado com nossa segurança. De uma maneira ou de outra cada um de nós já foi vítima disso.
Como reclama o editorial do Taperá, temos que saber sim o que aconteceu com a comerciante atacada dentro da delegacia. Mas não podemos deixar de "olhar a floresta". Nada acontece por acaso, e no caso específico muitas são as causas e que já foram inúmeras vezes mostradas e denunciadas, como também lembrou o jornal. A presidente da Associação dos Delegados de São Paulo aqui esteve e também declarou isso, ou seja, a negligência precisa ser cobrada, mas as causas maiores precisam ser combatidas. Inclusive essa mesma associação está com peças publicitárias na TV cobrando do governo do estado soluções para as causas de todas as nossas inseguranças.
Eu particularmente acho que a única solução é a mudança de princípios do governo do estado. E os princípios estão calcados nas pessoas. E as pessoas que há 27 anos governam nosso estado não mudarão os seus. Ai, a única solução a curto prazo é mudar as pessoas que governam. Essa possibilidade teremos em outubro.
Nesta semana pudemos acompanhar as pesquisas para o governo do estado. E o candidato tucano, se a eleição fosse hoje, ganharia no primeiro turno. Isso mostra que temos muito a fazer até outubro para virar o jogo e definitivamente mudarmos a história de nosso estado.
Indignação se combate com mudanças. E mudança em São Paulo só tem um caminho: acabar com essa hegemonia de 27 anos, colocando outros princípios no governo estadual. Por isso até outubro faremos uma campanha bastante forte para nosso candidato Mercadante.
Se você também está indignado, faça a mesma coisa. Vamos mudar nosso estado de vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário