segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Votos de Candidata Verde Provoca 2o Turno

Brasília Confidencial No 353

A maioria do eleitorado nacional adiou para o dia 31, em segundo turno de votação, a eleição de quem  sucederá o presidente Lula. Vai escolher entre a petista Dilma Rousseff e o candidato das oposições ao  Governo Lula, José Serra (PSDB), os mais votados no primeiro turno realizado ontem. Dilma venceu a  primeira rodada. Mais de 47 milhões de eleitores votaram nela, somando aproximadamente 47% dos votos válidos. Serra recebeu mais de 33 milhões. Marina Silva chegou em terceiro lugar com quase 20 milhões de  votos.
 
Em 18 estados, incluídos todos os sete das regiões Sul e Sudeste, os governadores foram eleitos ou reeleitos já em primeiro turno. No Sul, os gaúchos elegeram o petista Tarso Genro; os catarinenses escolheram  Raimundo Colombo, do DEM, e os paranaenses preferiram Beto Richa, do PSDB. No Sudeste, os tucanos  mantiveram os governos de São Paulo e de Minas Gerais, respectivamente com a eleição de Geraldo  Alckmin e a reeleição de Antonio Anastasia. No Espírito Santo foi eleito Renato Casagrande (PSB). Do  mesmo partido dele foram reeleitos, na Região Nordeste, os governadores do Ceará, Cid Gomes, e de  Pernambuco, Eduardo Campos, proporcionalmente o campeão de votos entre os governantes estaduais  eleitos e reeleitos neste domingo.
 
Ainda no Nordeste, também foram reeleitos os petistas Jaques Wagner, na Bahia, e Marcelo Déda, em Sergipe.
 
Serão escolhidos em segundo turno os governadores do Distrito Federal e de nove estados do Nordeste, do  Norte e do Centro Oeste.
 
Outra votação, para o Senado, foi dominada pelo PMDB e o PT. Das 54 cadeiras disputadas,  representantes dos dois partidos conquistaram 28 e as outras ficaram com representantes de diversas  agremiações.
 
A bancada do PSDB no Senado será fortalecida especialmente pelo ex-governador mineiro Aécio Neves, mas perdeu dois dos atuais expoentes – Tasso Jereissati, do Ceará, e Artur Virgílio, do Amazonas, que não foram reeleitos. Já a bancada do DEM ficará sem Marco Maciel, preterido pelo eleitorado de Pernambuco. Pela primeira vez em 44 anos, ele deverá ficar sem cargo político.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário