sábado, 13 de novembro de 2010

Ainda o Livro de Monteiro Lobato

De Campos & Bravo

CNE volta a analisar parecer sobre livro de Lobato em dezembro

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai reanalisar o parecer sobre o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, conforme pediu o Ministério da Educação. No fim de outubro o colegiado aprovou uma determinação para que a obra não fosse mais distribuída às escolas públicas por considerar que ela apresentava conteúdo racista.

Para ter validade, um parecer precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Em função da polêmica criada em torno do veto à obra de Lobato, o ministro Fernando Haddad devolveu a decisão ao CNE para que seja reconsiderada. Um dos trechos usados como justificativa para o veto à obra é o seguinte: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”.

A Câmara de Educação Básica voltou a discutir o assunto nesta semana. Em nota, os conselheiros afirmaram que o colegiado "repudia qualquer forma de censura, discriminação, veto e segregação”. De acordo com o texto, o CNE "não excluiu, não desqualificou e não depreciou a obra”, mas apenas fez recomendações sobre "os cuidados necessários ao seu aproveitamento com fins educativos”. A câmara considera que o debate provocado pelo parecer é importante para discutir as formas de racismo e discriminação que persistem na sociedade brasileira.

O tema voltará a ser debatido durante a reunião ordinária de dezembro, marcada para os dias 8 e 9, quando os membros da câmara vão "verificar se existem pontos que possam ter sido eventualmente mal-interpretados quando de sua primeira publicação”, diz a nota.

http://agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário