domingo, 7 de novembro de 2010

A Crise Norte Americana Analisada

Do Luis Nassif

Por NeyLima

Nassif, uma boa entrevista de Jorge Pontual para o programa Milênio (GloboNews) com o jornalista de política estadunidense Frank Rich, do NYT. Parece até leitor de recentes temas do blog do Nassif. Cita Tea Party, crise dos jornais impressos (2º vídeo), Goldwater, Ronald Reagan, ódio como ferramenta política. Frank Rich, já foi crítico de TV, cinema e de artes cênicas. Hoje é um dos comentaristas políticos mais influentes nos EUA. Sua coluna semanal no NYT é lida por mais de 5 milhões de pessoas (nas versões impressa e digital).

Frank Rich escreveu o livro, The Greatest Story Ever Sold, sobre como um presidente vendeu a guerra do Iraque ao público americano, com a ajuda da mídia. O correspondente Jorge Pontual foi até a redação do NYTimes para conversar com Rich sobre a importância das eleições legislativas nos EUA e um fenômeno em particular: o fortalecimento da extrema direita conservadora, representada pelo "Tea Party" (que ganhou esse nome por causa de um movimento de protesto em fins do século XVIII), e o que esse movimente pode vir a representar para o futuro imediato pós-eleitoral nos EUA. Rich foi um dos primeiros analistas políticos a chamar a atenção para o fenômeno de ascenção dessa nova direita conservadora dentro do Partido Republicano. Frank Rich também analisou o delicado momento político pelo qual passa o presidente Obama e comenta como os políticos nos EUA estão agindo cada vez como atores canastrões de TV. E fazem sucesso assim!

Vídeo 1 - neste, uma abordagem sobre a reação à direita frente ao governo Obama e o que de real e lendário existe nela. O chamado Tea Party

Vídeo 2 - neste, a realidade do jornalismo americano, perdido entre a queda de vendas e a realidade do país.

Vale a pena assistir.....se não conseguir nos links dos vídeos, acesse o link do Nassif acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário