sábado, 20 de novembro de 2010

LULA - Navio e Prêmio

Brasília Confidencial No 386

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alfinetou os ex-presidentes brasileiros em seu discurso na cerimônia de lançamento ao mar do navio Sérgio Buarque de Holanda, em Niterói, nesta sexta-feira (19). “Tem muita gente que passou pela Presidência que fica se perguntando: como é que um peão conseguiu fazer mais do que eu? Como é que um peão conseguiu fazer muito mais?”, indagou o presidente.

O início do pronunciamento de Lula foi marcado por um tom nostálgico. “É a minha última visita a um estaleiro enquanto estiver na Presidência, até o dia 31 de dezembro. É minha última visita, meu último navio a ser colocado no mar”, disse. Ao fazer um balanço do governo, Lula declarou: “deixo a Presidência da República com a consciência tranquila de que eu não fiz tudo que precisava ser feito mas, certamente, eu fiz mais do que muita gente imaginava que eu ia fazer”. Em seguida, o presidente ressaltou o apoio dos trabalhadores brasileiros durante todo o mandato. “Sei que nos momentos difíceis que eu passei na Presidência da República, foi a peãozada deste país que teve coragem de gritar: “se mexer com o Lula, mexeu comigo”.

O presidente falou sobre a escolha do nome dos navios e lembrou que Sérgio Buarque de Holanda é um dos fundadores do PT: “Para minha alegria, ele é fundador do meu partido. Assinou a ata de fundação no Colégio Sion, lá em São Paulo, em 1980”. E lembrou outro homenageado da mesma forma. “Demos o nome de outro navio para Celso Furtado, pai de todos os economistas deste País”.

Prêmio Indira Gandhi para a Paz

Lula foi escolhido para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Seu nome foi indicado por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

A decisão foi anunciada em comunicado oficial do governo indiano, no qual Lula é elogiado pela “excepcional” contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. O prêmio inclui um valor em dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. Por meio de sua assessoria, o presidente informou que se dispõe a ir à Índia depois de deixar o cargo no dia 1º de janeiro quando transmitirá o poder à presidenta eleita, Dilma Rousseff. Já conquistaram a premiação, desde 1986, entre outros, o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan e o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário