quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SP Continua Caindo na Participação do PIB

Do Luis Nassif

Da Agência Brasil
São Paulo perdeu participação na economia brasileira em 2008

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O estado de São Paulo perdeu participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2008. Em 2007, a economia paulista respondia por 33,9% do PIB brasileiro. No ano seguinte, a participação de São Paulo passou a ser de 33,1%, o que representou uma redução de 0,8 ponto percentual. Os dados foram divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A perda de participação paulista ocorreu apesar do crescimento do PIB de São Paulo em 2008, de 5,9%, ter sido maior do que a média nacional, que foi de 5,2%. Os paulistas já acumulam uma perda de 4,2 pontos percentuais na participação desde 1995, quando o estado respondia por 37,3% da economia nacional.

A queda de São Paulo também significou uma perda de participação da Região Sudeste no PIB do Brasil, apesar de o Rio de Janeiro e Minas Gerais terem aumentado suas contribuições.

A região é a única que perdeu participação, respondendo por 56,0% em 2008, contra 56,4% em 2007. A região que mais cresceu em participação foi a Centro-Oeste, que passou de 8,9% em 2007 para 9,2% em 2008. O Norte passou de 5,0% para 5,1%. Já o Nordeste e o Sul permaneceram estáveis, com 13,1% e 16,6%, respectivamente.

Segundo o coordenador da pesquisa, Frederico Cunha, isso mostra uma desconcentração da atividade econômica no país nos últimos anos. "A desconcentração econômica é notória, muito em função de guerra fiscal e incentivos regionais, em função da indústria mais leve procurar estar mais próxima da matéria-prima e em função de novos consumidores", disse Cunha.

Apesar do gradual processo de desconcentração da economia, 66,2% do PIB brasileiro ainda se concentram em cinco estados, que são os núcleos da indústria e do setor de serviços: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. As outras 22 unidades da Federação, que juntas pela primeira vez tiveram um PIB maior do que o de São Paulo, respondem por 33,8%.

Além de São Paulo, perderam participação os estados do Paraná, da Bahia, do Amazonas, do Rio Grande do Norte e de Alagoas.

Edição: Juliana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário