segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Salto e a Vitória de Dilma

Hoje, sem dúvida, é um dia especial. Depois de uma campanha regada a baixaria em grande escala até os últimos momentos, nossa candidata ganhou as eleições com mais de 12 milhões de votos de vantagem. A única decepção talvez esteja em ver alguns próximos fazer apologias pobres e sem nenhuma perspectiva de preocupação com o futuro, como comparações com desenhos animados, vontade de não ser brasileiro e remexer os números para afirmar que somente 41% dos brasileiros elegeram Dilma, querendo fazer crer que o índice de abstenção é um "protesto" ou mesmo desinteresse as coisas do país. Pode até ser. Por isso que sou ferrenho defensor do voto facultativo. Acho que até a irresponsabilidade precisa ser respeitada. Então, vote quem se preocupa com o país.

Mas aqui em Salto, nosso partido teve um desempenho bastante interessante. Dilma teve 52,1% dos votos e o tucano, 47,9%. Foram 31.047 votos para Dilma e 28.546 para o tucano. Na região, as cidades mais próximas em que Dilma ganhou as eleições foram Monte Mor, Votorantim e Cabreúva. No estado de SP, o tucano venceu com 54,05% frente a Dilma, com 45, 95%.

Nas grandes cidades como Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto além da capital, também o candidato tucano foi mais feliz. Destaque para a vizinha cidade de Itu, onde o apoio do PV local teve bastante resultado. O tucano passou da casa dos 60%. Já em Indaiatuba, onde o partido que governa apoiava Dilma, o tucano também "levou", com quase 51% dos votos.

O que fez a diferença em Salto?

O que sempre fez a diferença no PT. Além de termos um histórico local bastante pró-PT, a atuação de nossa liderança - JUVENIL CIRELLI - e de nossos militantes, fez a diferença. Não foram medidos esforços para que a campanha na cidade estivesse sempre presente.

Poderia ser melhor? Sempre um resultado eleitoral pode ser melhor. Por ex., não foi TODA a militância que se engajou na campanha. Muitos companheiros e companheiras até históricos do partido, não participaram. Isso poderia trazer certamente mais votos.

Outra coisa bastante sentida na região foi a atuação (ou a não atuação) das lideranças locais e regionais. Como já disse, em Salto a atuação de JUVENIL foi preponderante. A pergunta que fica é: se as lideranças locais do PDT, do PSB, do próprio PP que teve votação expressiva na disputa a deputado federal, estivessem engajados na campanha do segundo turno, não teríamos um resultado mais expressivo?

O PDT, em nível nacional, "abraçou" a campanha de Dilma. Não podemos dizer o mesmo de nossa região. Indaiatuba e Salto, onde essas lideranças são mais expressivas, não vimos as mesmas atuando no segundo turno. Diferente do PV de Itu que com sua liderança eleita deputada, assumiu a candidatura do tucano e lhe proporcionou mais de 60% dos votos da cidade.

O que quero dizer com tudo isso?

1) Que o resultado de DILMA em Salto seria muito melhor se todos os partidos aliados nacionalmente atuassem localmente.
2) Que se as lideranças locais, ligadas a Dilma pelos seus partidos, fizessem campanha, como JUVENIL fez, teríamos um resultado mais positivo não só em Salto, mas na micro região também. Por que não fizeram?
3) Que a vitória de Dilma em Salto e no país forçará uma definição clara das lideranças regionais sobre o novo governo e nossa região.
4) Que isso tudo terá interferências claras nas eleições municipais de 2012. E quando falo tudo, incluo as questões regionais também. Não só as locais.

Por fim a grata surpresa desta eleição para mim foi o avanço do PSB nas esferas de poder nacionais. Nada menos que 6 governadores foram eleitos pelo partido. E o que é mais gratificante: todos com cortes claros de esquerda. Isso também terá evidentes interferências aqui em Salto. Os atuais pessebistas saltenses seguirão essa linha clara de opção do partido à esquerda?

Agora o momento é de descanso político e de muitas reflexões. Entretanto, é um momento muito curto. Nossa futura presidente já começou hoje a agendar as reuniões para transição de governo. No mundo da política os acontecimentos não esperam. Para nós saltenses é chegada a hora de pensarmos e definirmos as possibilidades e alternativas para 2012. Logo!!!

5 comentários:

  1. salve, salve, tetéia. a respeito desse tema, tenho algumas considerações que ainda não as formulei por completo, mas que podem ser resumidas mais ou menos assim: não à toa, me parece, salto, entre as três cidades histórica e geograficamente ligadas, é a que possui melhores índices de idhs. penso que salto tem, por destino e pela sua história, condições de liderar o rumo das políticas públicas regionais. aos poucos, e oxalá isso perdure e se concretize, a situação vai tomando contorno para isso. óbvio que as coisas não acontecem por si, é preciso ação política para isso. penso que os próximos anos tendem a definir isso mais claramente. quando formular melhor esses conceitos, talvez escreva um artigo no blog ou na imprensa. abraços e parabéns ao pt por ter nos presenteado a futura presidente.

    ResponderExcluir
  2. Eliana Moreira8/11/10 22:38

    Concordo contigo a respeito de que devemos pensar nas possibilidades de 2012. Analisar o que melhorou com essa gestão e definir o que queremos continuar, o que queremos melhorar. A vitória da Dilma demonstra claramente que o povo sabe mensurar os resultados e que espera que melhore cada vez mais...Vivemos num novo momento!!!

    ResponderExcluir
  3. Sandra Margoni9/11/10 11:36

    Provocação: Se realmente o povo sabe mensurar os resultados, o que dizer da Dilma na Presidência da República e de Alckmim no Governo de S. Paulo?

    ResponderExcluir
  4. Cara Sandra:

    Podemos dizer que SP é (um pouco mais da metade, pelos números do Alckmin) ainda peessedebista em sua maioria. Serra ganhou por aqui também. A diferença, segundo os estatísticos, está diminuindo, mas ainda eles tem um pouco mais da metade dos votos....infelizmente. Em Salto, você tem razão. Deu Alckmin no primeiro turno e Dilma nos dois turnos. Uma incógnita....Vamos ver em 2012...

    ResponderExcluir