Nota pública - Enem
Autor: Undime
Data: 12/11/2010
Em defesa do conceito de que a educação tem de ser desenvolvida de forma integrada, da creche à pós-graduação, a Undime - entidade que reúne os gestores responsáveis pela oferta das matrículas na educação infantil e no ensino fundamental – vem manifestar seu apoio às atuais políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação.
Os problemas surgidos na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foram de ordem operacional e não podem macular a importância conceitual do Exame no processo de democratização do acesso ao ensino superior.
A Undime entende, ainda, que o Enem é um grande instrumento para impulsionar a qualidade de toda a educação básica e tem certeza de que as questões serão sanadas.
Os problemas surgidos na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foram de ordem operacional e não podem macular a importância conceitual do Exame no processo de democratização do acesso ao ensino superior.
A Undime entende, ainda, que o Enem é um grande instrumento para impulsionar a qualidade de toda a educação básica e tem certeza de que as questões serão sanadas.
ONU: metodologia aplicada no Enem garante isonomia mesmo que prova seja reaplicada
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil informou, por meio de nota, que a metodologia aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – garante a isonomia das provas, ainda que elas tenham de ser aplicadas em períodos diferentes.
De acordo com o órgão, a metodologia apresenta amplo respaldo na literatura científica internacional e tem sido utilizada em um conjunto importante de avaliações conduzidas por organismos internacionais.
Uma das vantagens da TRI, segundo a ONU, é a possibilidade de elaboração de provas diferentes para um mesmo exame, que podem ser aplicadas em qualquer período do ano, para grupos distintos, mas com o mesmo grau de dificuldade.
"Vale ressaltar ainda que a metodologia da TRI prioriza o uso de habilidades reflexivas e analíticas em detrimento da memorização de conteúdos, o que representa um avanço importante em relação a outros modelos de avaliação", diz a nota.
Após problemas registrados durante a aplicação do Enem no último fim de semana, a Justiça Federal do Ceará suspendeu o exame e defende que as provas sejam reaplicadas para todos os candidatos. Já o Ministério da Educação quer que apenas os candidatos que foram prejudicados tenham o direito de fazer uma nova avaliação.
Edição: Juliana Andrade
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