sábado, 19 de junho de 2010

Ameaça Ambiental

A Câmara está às vésperas de aprovar projeto de lei do deputado Carlos Melles (DEM-MG) que
ameaça reduzir em 24% a área do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), onde nasce o rio
São Francisco. Para atender interesses de pecuaristas e de mineradoras estrangeiras, Melles propõe transformar 47.000 hectares da área de proteção integral em nove áreas de proteção ambiental, nas quais é permitida a exploração econômica.

A Procuradoria Geral da República produziu estudo em que considera inadmissível a mudança,
porque comprometerá ainda mais a preservação da unidade já ameaçada pela exploração de quartzito. Mais uma ameaça tem origem no interesse de mineradoras estrangeiras em extrair diamantes do subsolo. O subprocurador-geral da República Mario José Gisi afirma que a proposta não tem respaldo técnico e usa traço "grosseiro e impreciso" para redefinir os limites
da área preservada. "É gravíssimo. Além do dano ao parque, a aprovação do projeto pode abrir um sério precedente para a redução de outras unidades no país".

O texto já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, com parecer favorável do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), e na Comissão de Constituição e Justiça. Se ninguém recorrer ao plenário da Câmara, o projeto será considerado aprovado e, logo, remetido ao Senado.


Brasilia Confidencial No 265

Nenhum comentário:

Postar um comentário