sábado, 12 de junho de 2010

Salto e o Estado

Como em Salto nossa imprensa é semanal, não é todo dia que consigo comentar o que temos publicado. Também não são todos os que leio até por uma questão de praticidade.

Aquele que leio, neste final de semana teve uma preocupação interessante em seus dois editoriais e nas principais notícias: a tentativa de trazer novamente para o município a responsabilidade pela falta de segurança que todos nós vivemos. Entre várias opiniões e afirmações, a insistência em querer passar para o leitor a imagem de que "se" a prefeitura tivesse um sistema de câmeras pela cidade, certamente teríamos mais segurança. Chega a afirmar que "se" houvessem câmeras no centro da cidade o que aconteceu na frente de um de nossos bancos nesta semana, quando uma comerciante ao tentar fugir de um assaltante teve seu veículo baleado, poderia ter sido evitado. Na sequencia, publica até valores de câmeras de segurança e onde podem ser compradas.

Realmente, um sistema de câmeras ajudaria muito a prevenção do crime. Mas o que me assusta é essa tentativa de colocar o poder municipal como culpado pela insegurança reinante em todo o nosso estado. Será que a morte dos motoboys em São Paulo também é culpa da prefeitura? As chacinas ocorridas em São Vicente, é culpa da prefeitura de lá? A não descoberta dos vários assassinatos ocorridos em Salto, como das duas meninas do Santa Cruz também é culpa da prefeitura? Poderia fazer uma relação enorme, mas paro por aqui.

Em dois lugares fala-se que "se" a câmera de segurança da Clinica das Nações estivesse funcionando, o que aconteceu na delegacia de lá poderia ter sido evitado, ou ainda o "meliante" sido descoberto. Assustador como se tenta transferir responsabilidades. Pouco se fala (uma linha, creio) que quase toda a Polícia Civil do estado esteve em Salto por dias seguidos e não conseguiram descobrir nada. E enquanto eles estavam por aqui, a delegacia novamente foi invadida. É... a culpa realmente deve ser da câmera que não funcionava.

Perdoe o meu querido jornal local, mas para quem acompanha a vida política desse nosso estado há algumas décadas, ler isso é constrangedor. Ou focamos a análise em quem realmente deve responder pelo que aconteceu, ou então vamos continuar do mesmo jeito: tendo um governo que há 27 anos tem levado o nosso estado a uma situação vergonhosa perante o país todo.

A coisa é tão discarada que em outra notícia, o desembargador que já foi juiz por aqui afirma com todas as letras que se Salto quiser ter um novo fórum terá que conseguir o terreno e arcar com pelo menos 20% do valor da obra.

Bem....acho que a pessoa que menos deveria se surpreender com isso sou eu, pois diariamente vivo a problemática da educação, onde o estado não tem nenhuma preocupação com sua estrutura e quem acaba auxiliando as escolas estaduais aqui instaladas é a prefeitura, seja em manutenções, seja em transporte e em merenda escolar. O mais interessante é o retorno: no nosso desfile de aniversário da cidade, três escolas (de 17) estaduais participarão.

MERCADANTE NELES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário