terça-feira, 15 de junho de 2010

O DEM e a Cultura

GOVERNO KASSAB ATRASA 80% DAS OBRAS NA ÁREA CULTURAL

Valério Campos - Brasilia Confidêncial No 261

Basta observar as placas (obrigatórias) em prédios públicos como a Biblioteca Mario de Andrade, no centro de São Paulo, para perceber como as obras estão atrasadas. No caso da Mario de Andrade, a reforma começou em setembro de 2007 e deveria estar pronta há 15 meses - em março de 2009 -, mas o próprio Governo Kassab (DEM) acaba de adiar a conclusão para o fim de 2010. Mais um caso de atraso fácil de constatar: o restauro da fachada do Teatro Municipal,
que deveria acabar em julho do ano passado, vai terminar um ano depois, no mês que vem.

O atraso em 80% das obras em bibliotecas, teatros, casarões históricos e centros culturais da capital paulista levou o secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil, a alegar que "obra pública é complicada mesmo, porque tem licitação, homologação etc".

Quem está insatisfeito com a situação é o Instituto de Direito Político, Eleitoral e Administrativo (Idipea). Para seu presidente, o advogado Alberto Rollo, "obras que atrasam são sinal de incompetência no planejamento, por parte da Prefeitura, e o resultado é que ficam mais caras".
O problema, acrescenta o advogado, é que aditamentos em contratos para obras públicas do governo paulistano deixaram de ser exceção e viraram regra. Para completar o quadro desfavorável ao cidadão, diz Alberto Rollo, ainda contribuem a falta de competência e de pessoal para vigiar e fiscalizar as obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário