Brasília Confidencial No 439
A Sudeste é a região brasileira que tem o menor índice de assassinatos praticados com intenção de matar (16,43 por grupo de 100 mil habitantes). Mas a sensação de insegurança da população do Sudeste é maior do que a dos moradores de qualquer outra região.
“No Sudeste, as pessoas não confiam mais nas suas polícias”, resumiu ontem o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Almir de Oliveira Júnior, ao divulgar os dados do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre Segurança Pública.
Mais de 75% dos entrevistados na Região Sudeste não confiam ou confiam pouco nas forças policiais estaduais. No Centro-Oeste e no Nordeste os níveis de confiança na polícia são menos ruins (41,3% e 29,9%, respectivamente).
O estudo apurou também que as regiões Nordeste e Norte são aquelas em que mais pessoas temem ser assassinadas. No Nordeste são quase 86%; no Norte – e também no Sudeste – mais de 78%; no Centro-Oeste 75% e no Sul pouco menos de 70%. O Nordeste é a região com menor média de gastos por habitante no setor de segurança pública. E são as regiões Nordeste e Norte aquelas com maiores taxas de homicídios dolosos – respectivamente 29,5 e 29,3 por 100 mil habitantes.
Oliveira Júnior atribui o medo das pessoas à alta taxa nacional de criminalidade.
"A taxa brasileira de homicídios entre os jovens, por exemplo, é uma das dez maiores do mundo. Nossa taxa de homicídios é maior do que as de muitos países em guerra. E isso acaba tendo um reflexo, é claro, na percepção negativa do trabalho das polícias".
A percepção negativa é traduzida, por exemplo, nos seguintes dados:
- Pouco mais de 4% dos entrevistados declararam alta confiança nas polícias estaduais. Esse índice é o da média nacional. Na Região Sudeste, apenas 3% dos moradores confiam na atuação policial. No Sul, os cidadãos que manifestaram muita confiança no trabalho policial somaram menos de 3,5%. Menos de 4,5% dos entrevistados na Região Norte afirmaram confiar muito na atuação das polícias. Na Região Centro-Oeste, o grau de alta confiança é 4,5%.
- A região em que maior parcela da população confia muito na polícia estadual é a Nordeste. Lá, quase 6% dos entrevistados manifestaram alta confiança na polícia.
- Em nenhuma região do país a aprovação ao atendimento policial chega a metade do público entrevistado. Na Região Norte, pouco mais de um terço da população aprova o atendimento. É o menor nível de aprovação apurado no país. Os níveis menos ruins foram identificados nas regiões Nordeste e Sul – mas abaixo de 50% nos dois casos.
A avaliação foi colhida entre pessoas que precisaram entrar em contato com a polícia ao menos uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário