quinta-feira, 24 de março de 2011

Educação nos Países Ibero Americanos

Nova rodada de negociações definirá critérios para avaliar cumprimento de metas no grupo.

De Campos & Bravo

A professora Malvina Tuttman, presidente do Inep, foi designada pelo ministro Fernando Haddad para representar o Brasil na reunião de vice-ministros da Educação sobre Avaliação Educacional, que ocorrerá em Bogotá, Colômbia.

O encontro será mais um passo no sentido de alcançar o conjunto de metas educacionais traçadas pelos ministros de educação Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para seus membros. A OEI reúne todos os países da América Latina mais Portugal e Espanha.
A esse conjunto de metas foi dado o nome de Programa Metas Educacionais 2021: a educação que queremos para a geração dos bicentenários.

O programa teve início em 2008 com um acordo firmado na XVIII Conferência Ibero-americana de Educação, realizado em El Salvador, quando foram definidas metas comuns a todos os países e metas específicas para cada um.

Essas metas foram aprovadas em nova conferência, em Lisboa, em abril de 2009, e apresentadas em setembro do ano passado, em Buenos Aires. As metas deverão ser cumpridas até 2021, ano em que a maioria dos países latino-americanos completa seu bicentenário de independência.

Para assegurar o acompanhamento do programa, foi criado o Instituto de Avaliação e Seguimento das Metas Educacionais 2021 que tem a incumbência de apresentar relatório de acompanhamento a cada dois anos.

Esta reunião que ocorrerá amanhã em Bogotá será o primeiro encontro dos vice-ministros com o objetivo de discutir como serão sistematizadas as informações para o primeiro relatório, a ser apresentado no ano que vem.

Entre as metas a serem atingidas até 2021 estão a conquista da igualdade e a melhoria da qualidade da educação e o fortalecimento da profissão docente. O Programa é composto por 11 metas gerais e 28 metas específicas.

http://www.inep.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário