Interessante os dados levantados pela pesquisa do IPEA de como o brasileiro vê a educação no país. Duas coisas saltam aos olhos na pesquisa: primeiro o desconhecimento por parte da população dos Conselhos de Escola, instrumento de gestão democrática onde a comunidade pode interferir nos destinos da escola; de segundo, a boa avaliação da merenda escolar no país todo. Acompanhe abaixo.
Brasília Confidencial No 412
Mais de 84% dos brasileiros consideram insuficiente o número de bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e mais de 73% defendem a ampliação do programa. Esses dados integram o Sistema de Indicadores de Percepção Social para a área de educação elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado ontem. A pesquisa constatou também que 32,7% dos entrevistados consideraram bons os critérios de seleção de candidatos; 40% qualificaram os critérios como regulares; e mais de 27% classificaram como ruins.
Criado em 2005, o ProUni atendeu 748,8 mil estudantes até o fim do ano passado. Para o primeiro semestre de 2011, um milhão de candidatos disputam 123 mil vagas.
Leia, abaixo, outros dos principais resultados da pesquisa do Ipea, que ouviu 2.770 pessoas em todas as regiões.
EDUCAÇÃO
Qualidade do ensino público
1 - 48,7% dos entrevistados consideram que melhorou a qualidade da educação pública; 27,2% disseram que não houve mudanças, enquanto 24,2% acreditam que a educação pública piorou.
1 - 48,7% dos entrevistados consideram que melhorou a qualidade da educação pública; 27,2% disseram que não houve mudanças, enquanto 24,2% acreditam que a educação pública piorou.
2 - Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte a parcela de público que apontou melhorias oscilou entre 54% e quase 63%.
3 - A pior avaliação regional sobre a qualidade da educação foi feita por moradores do Sudeste: mais de 36% dos entrevistados disseram que a educação piorou. No Sul, quase 40% dos entrevistados afirmaram que não houve mudanças.
Conselhos escolares e programas do livro e da merenda
1 - 71% da população desconhece a existência dos conselhos escolares. Constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, servidores da escola e membros da comunidade, os conselhos têm a responsabilidade de acompanhar a gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola.
2 - 68% dos entrevistados não conhecem o Programa do Livro Didático. Entre os que conhecem, 64% disseram que ele deve ser ampliado.
3 - A pesquisa aponta grande diferença entre os moradores das diferentes regiões do país quanto à avaliação do programa de merenda escolar. Na Região Norte, quase 22% dos entrevistados consideraram ruim a qualidade da merenda. No Sul e no Sudeste essa mesma qualificação foi exposta, respectivamente, por 7,5% e 4,1% dos entrevistados. No Nordeste e no Centro-Oeste, quase 14% dos entrevistados consideraram a merenda ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário