sábado, 19 de março de 2011

Rejeição Seria o Motivo?

Especulações acerca da suspensão da fala de Obama na Cinelândia. Como li em algum lugar nesta semana, daqui há alguns anos a Wikileaks publicará os reais motivos....


18/3/2011 12:04,  Por Redação - do Rio de Janeiro
Cartaz de evento cancelado no Centro do Rio
Cartaz de evento cancelado no Centro do Rio

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desistiu do discurso que faria na na Cinelândia, no Rio de Janeiro, durante visita à cidade, neste sábado. Fontes no consulado norte-americano cogitaram a possibilidade de as críticas ao ato público, veiculadas em uma rede social pela internet, terem alertado aos serviços de inteligência daquele país para os níveis de rejeição à presença do mandatário norte-americano em solo brasileiro. Apesar da intensa campanha nos meios conservadores de comunicação, com extensas matérias sobre o discurso que não haverá mais, a venda de bandeirinhas dos EUA por camelôs no Centro do Rio como parte da estratégia de mídia e a distribuição de brindes em uma página eletrônica dedicada à visita de Obama ao Brasil, aumentava nas últimas horas a mobilização para uma série de protestos contra a política militarista dos EUA, no Centro da cidade.

“Queria ver se a Dilma falaria ao povo dos EUA em plena Times Square”, comentou um internauta, no Facebook. Outro acrescentou que “ninguém me tira da cabeça que tem algo de colonizado isso de botar o Obama pra discursar na Cinelândia”. Até os cartazes impressos com a foto de Obama e o anúncio da Cinelândia como palco do ato público pró-EUA, no Centro do Rio, serão inutilizados. A peça publicitária diz que o presidente norte-americano “fala ao povo brasileiro”, pede para que os cariocas compareçam ao evento, ora cancelado, e alerta que é “entrada gratuita”.

Do lado brasileiro, também foram canceladas as convocações para que militares do Exército brasileiro, policiais federais, militares e civis, além de guardas municipais, prestassem a segurança do local. A Cinelândia, porém, revitalizada a toque de caixa, amanheceu nesta sexta-feira com o piso retocado, meios-fios pintados e com as árvores podadas.

– Para isso (a limpeza e a conservação da praça) serviu esse rebate falso do (presidente) Obama – comentou o garçom de um dos bares mais tradicionais da Cinelândia, na manhã desta sexta-feira. Os custos de montagem do palco, em frente ao Theatro Municipal, no entanto, entrarão para a lista dos prejuízos causados ao Estado do Rio, que arcará com as despesas de parte do programa.

A visita de Obama à Cidade de Deus, que não foi confirmada em momento algum pelas autoridades norte-americanas, também está em suspenso. Militares do Exército, no entanto, seguem ocupando desde o início desta manhã pontos estratégicos do Centro da capital fluminense, como parte do esquema de segurança para a vista de Obama. Soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados, por exemplo, em pontos das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Um veículo blindado militar está posicionado na Avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio, próximo à Biblioteca Nacional, em frente à Cinelândia. Homens do Exército também fazem parte do esquema de segurança, junto com policiais federais, estaduais e agentes do Serviço Secreto da Casa Branca. Em Brasília, o esquema de segurança ganhou o reforço do Corpos de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Rio, Obama deverá falar a convidados apenas, no Theatro Municipal, e visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário