terça-feira, 8 de maio de 2012

Curso de LIBRAS na ASPAS


As meninas que receberam os certificados. Parabéns!!!
 Tive o privilégio de participar ontem da entrega de certificados às trabalhadoras da educação do município de conclusão do primeiro módulo do curso de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais - realizado em parceria da Secretaria da Educação municipal e a ASPAS - Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos. Esse curso, orientado pelo querido Rogério Lamana, tem quatro módulos, com 62 horas de aulas cada módulo.

Privilégio pois esse é mais um resultado das ações da secretaria que tive orgulho de dirigir por sete anos. 

Desde o início do mandato sempre tivemos a preocupação com a inclusão das crianças com deficiência nas escolas regulares, além da inclusão de todos os deficientes de forma universal. Assim que assumimos, em 2005 a Secretaria, junto com a Secretaria da Ação Social e do Desenvolvimento, realizaram o Fórum Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência. Desse fórum, nasceu o Conselho Municipal dos Deficientes de Salto e as quatro Conferências Municipais já realizadas.

Na educação, seguindo as políticas nacionais, implantamos as salas de AEE - Atendimento Educacional Especializado - cujo objetivo é acompanhar as crianças deficientes em seu desenvolvimento educacional e os professores em suas atividades para aquelas crianças. Graças a ação permanente do MEC, conseguimos estruturar dez salas de AEE nas escolas municipais, que desde o ano passado tem professores destacados para trabalharem nas mesmas.

Em 2009 efetivamos em lei o CEMAEE - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - que tem como objetivo maior coordenar as atividades de todos os profissionais que atuam no AEE. Com uma estrutura escolar definida, o CEMAEE conta com psicólogas, psicopedagogas e mais de vinte professoras desenvolvendo suas atividades nas unidades escolares da cidade. 

Outro passo importante foram os convênios assinados com as entidades dos deficientes. O primeiro deles foi com a ASPAS e tem em seu escopo além dos cursos de LIBRAS aos profissionais da educação, também aulas as crianças das salas que tem deficientes auditivos, para que todos possam se comunicar entre si. O segundo foi com a ADEVISA - Associação de Deficientes Visuais de Salto - que também busca a formação dos profissionais da educação e das crianças deficientes. O terceiro foi com a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto - e o seu escopo está nas necessidades de acompanhamento clínico e terapêutico das crianças com deficiência intelectual. Quando sai um quarto convenio estava pronto: com o Instituto Zoom, que trabalha com autistas. Mas até agora a administração municipal não concretizou este. 

Na noite de ontem, além da felicidade de ver os resultados do trabalho, pude ver a alegria tanto dos profissionais da educação quanto da entidade pela parceria bastante significativa e produtiva construída. Nosso vice-prefeito lá esteve e se emocionou com o que representava o evento e reforçou a necessidade de que esses convênios sejam sempre mantidos e aprofundados. Ana Paula, diretora do CEMAEE, representou a secretária Fernanda e fez um histórico das ações da educação na questão da inclusão dos deficientes. Até citou meu nome....rs... Rogério em sua fala destacou sua alegria e emoção de estar participando daquele momento. A presidenta da ASPAS, em LIBRAS, também falou de sua alegria e emoção de ver aquelas pessoas ajudando na comunicação dos surdos em nossa cidade. 

A mesa composta pela presidenta da ASPAS, Rogério o professor de LIBRAS, Juvenil vice-prefeito e Ana Paula diretora do CEMAEE
Conversando com as meninas, soube que o CEMUS VIII recebeu do MEC uma impressora para Braille e um scanner com voz, para trabalharem as crianças com deficiência visual. A alegria das meninas que lá trabalham era grande e contagiante.

Um evento simples, com poucas pessoas, mas que tem um significado muito grande para a educação como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário