quinta-feira, 3 de maio de 2012

Especialistas em EJA

De Campos & Bravo

Primeira turma de especialistas em Educação de Jovens e Adultos se forma na UFSCar

No dia 12 de maio acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a formatura de especialistas em Educação de Jovens e Adultos. Trata–se da primeira turma de formandos no segmento do Estado de São Paulo. Vinte e oito alunos do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) comemorarão tal conquista com a presença de familiares, professores, gestores do sistema público, além de autoridades governamentais.

Até hoje a falta de formação específica para os docentes da Educação de Jovens e Adultos se apresentou como um problema histórico no País. A fim de contribuir para superar essa situação, o CEEJA teve o objetivo de formar seus especialistas, a partir de um enfoque teórico e metodológico comunicativo–crítico. Nessa perspectiva, o curso durou 360 horas distribuídas nos seguintes módulos: "Introdução à problemática da EJA"; "Sujeitos da EJA"; "Legislação e políticas públicas de EJA"; "EJA: propostas político–pedagógicas"; "EJA e o mundo do trabalho"; "Ensino e pesquisa em EJA: população urbana e urbo–rural". As aulas foram ministradas por docentes da UFSCar e de outras instituições, bem como por colaboradores, todos qualificados no campo da EJA.

No decorrer do processo formativo, os alunos realizaram atividades práticas e teóricas e elaboraram um trabalho de conclusão de curso conforme suas áreas de interesse. As pesquisas, orientadas por professores que atuaram no CEEJA, versaram sobre variados aspectos: das teorias sobre alfabetização de jovens e adultos às barreiras e às possibilidades encontradas pela população em situação de rua para retorno aos estudos.

Durante a formatura também haverá uma conferência comandada pela coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da UFSCar, professora Roseli Rodrigues de Mello, que abordará a primeira experiência do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos, e com o induto, financiamento e apoio do Ministério da Educação.

A formatura, que tem início às 15h30 e acontece no Anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo e–mail niase@ufscar.br ou no site www.ceeja.ufscar.br.

www.comunicacao.ufscar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário