quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tijolaço continuará?

Do VioMundo

por Luiz Carlos Azenha

Recebi ontem à noite uma ligação do jornalista Fernando Brito, responsável pelo Tijolaço. Em 2010, entrevistei o então deputado Brizola Neto sobre a relação dele com a blogosfera. Mais tarde, estive com o agora futuro ministro nos dois encontros de blogueiros, em São Paulo e Brasília.

Conversei brevemente com Brizola Neto, que obviamente ainda não falava como ministro.

Disse a ele apenas: com esse nome, Brizola, não vai ser fácil. E desejei boa sorte.

Hoje abro o jornal e está lá: Ministrinho e tijolaços. É incrível a maneira infantil como a mídia corporativa reage quando vê suas vontades ou interesses contrariados. A crítica é às críticas do Tijolaço “aos meios de comunicação”. Curiosamente, ninguém se aprofunda: Quais críticas? A que meios de comunicação?

Em resumo, recorre-se ao velho bordão — de que Brizola seria “inimigo” da imprensa — sem trazer para o debate o essencial: a mídia pode ser criticada? quais são as críticas? as críticas são baseadas na verdade factual? são justas ou não?

Seja como for, Brizola Neto descobriu antes de assumir como será o tiroteio.

A diferença é que hoje, ao contrário do que acontecia nos tempos de Leonel Brizola, o outro lado tem vários canais de voz.

O brizolista Rodrigo Vianna, do Escrevinhador, teve a oportunidade de fazer uma breve entrevista com o futuro ministro, que reproduzo abaixo:

SIMBOLISMO

O aspecto simbólico foi levado em conta na escolha da presidenta Dilma, e também a coerência das idéias pra fazer valer essa indicação. Na minha indicação está o peso da figura do velho Brizola e do trabalhismo. O Ministério do Trabalho foi criado pelo presidente Vargas, e o PDT é a continuidade do PTB de Getúlio Vargas – que criou o Ministério justamente para proteger o elo mais fraco nesse embate entre Capital e Trabalho. O Simbolismo é muito grande!

LIÇÕES DO VELHO BRIZOLA

Vou para um governo – aliás, ainda não falo ainda como ministro, isso só depois da posse – com o qual o PDT tem muita identidade, governo que continua na trajetória iniciada com o presidente Lula de gerar mais empregos e com mais qualidade. Um governo que também afirma a Soberania Nacional. E essas coisas estão ligadas, aprendi com meu avô a importância de trabalhar esse tripé: Soberania Nacional mais Crescimento Econômico mais Justiça Social. Vejo isso tudo funcionar muito bem com a presidenta Dilma.

PAPEL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

O Ministério do Trabalho vai ter mais protagonismo. Precisa ser mais ativo nas Mesas Nacionais de Negociação. Por exemplo, nas grandes obras do PAC, como no caso de Belo Monte. Ministério tem que estar presente, trabalhando em parceria com Casa Civil e Secretaria da Presidência.

TIJOLAÇO SERÁ MANTIDO?

Não consigo pensar em suspender. Estamos definindo, porque por outro lado é preciso ver que terei agora os limites da função de Ministro. Até quinta, espero definir isso.

PDT – MUDA CORRELAÇÃO DE FORÇAS?

Partido agora precisa mostrar unidade, costurar a unidade. Falei há pouco com nossos senadores e com quase todos os deputados, e a receptividade é muito boa. Claro, há uma ou outra resistência. Mas vamos trabalhar isso, conversar muito. É chegada a hora de resgatar o velho PDT.

Aqui para visitar o Tijolaço, que está quietinho desde o dia 28.

Aqui para ler o texto do Rodrigo, no Escrevinhador.

Aqui para saber o que o Altamiro Borges acha de tudo isso.

Aqui para ler o que pensa o Eduardo Guimarães.

Os três acima citados, para não falar em dezenas de outros, falam para muito mais gente que qualquer colunista de jornal.

PS do Viomundo: Obviamente que este post é uma provocação para que vocês opinem se o Tijolaço deve ou não continuar…


Nenhum comentário:

Postar um comentário