segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programa Brasil Carinhoso e a primeira infância

Do Blog do Planalto

Brasil Carinhoso vai combater a miséria na primeira infância, diz presidenta Dilma

Café com a presidenta

A presidenta Dilma Rousseff falou hoje (14), no programa de rádio Café com a Presidenta, que a ação Brasil Carinhoso é uma das mais importantes contra a miséria na primeira infância já lançada no Brasil. A ação, que vai ampliar o Bolsa Família para crianças de zero a seis anos de famílias extremamente pobres, será lançado hoje, e irá beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza.
“O meu governo quer mudar o futuro do Brasil. Para isso, nós temos que olhar com atenção as nossas crianças. Os cuidados com a educação e a saúde das nossas crianças são importantíssimos, porque atacam a desigualdade entre pobres e ricos na raiz do problema: oferecem as mesmas oportunidades de crescimento”, disse a presidenta.
Como explicou Dilma, a ação vai garantir que toda família brasileira que tenha, pelo menos, uma criança de zero a seis anos, receba uma renda mensal de no mínimo de R$ 70,00, por pessoa da família. O valor será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício.

O Brasil Carinhoso, como salientou a presidenta, também vai aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. No lançamento da ação, será assinado acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. Até o final de 2014, a meta é de 6 mil novas creches.
“Mas nós temos ainda duas outras novidades: a primeira, é que nós vamos repassar para as prefeituras, de forma imediata, os recursos do governo federal para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. A segunda novidade é que nós vamos estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo do país. Com o Brasil Carinhoso, nós também vamos aumentar em quase 70% o valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nessas creches”.
Ampliar a cobertura dos programas de saúde para as crianças também é fundamental, destacou a presidenta. Para isso, fará parte da ação a distribuição de vitamina “A” durante as campanhas nacionais de vacinação e do suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde.
“Isso é importante porque a falta de ferro e de vitamina ‘A’ pode causar anemia e aumentar o risco de infecções, prejudicando o desenvolvimento por toda a vida. Vamos ampliar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as nossas crianças”.
No eixo da saúde, o Brasil carinhoso também vai distribuir, gratuitamente, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular.
“O Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS. Eu sei bem como as mães que têm filhos com asma ficam apreensivas, porque a minha filha teve asma quando era pequena. O uso correto dos remédios pode diminuir muito as complicações da doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário