sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre Saramago.

Em casa, após o almoço, rapidamente olhando algumas mensagens, deparo-me com a triste notícia da morte de JOSÉ SARAMAGO, escritor português que me encantou desde o primeiro livro que li: Ensaio Sobre a Cegueira.

Sem querer usar chavões, até porque não gosto, mas nós homens ficamos mais pobres hoje por conta dessa perda.

Veja aqui e aqui algumas informações e comentários a respeito.

E abaixo, nota do Ministro da Cultura brasileiro:

"O escritor José Saramago mantinha relações privilegiadas com o Brasil. Esteve presente em diversos eventos literários no país e se tornou muito popular antes mesmo de conquistar o Prêmio Nobel. Em romances como "O Ano da Morte de Ricardo Reis", o Brasil faz parte das reflexões do grande escritor. A sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes. O Ministério da Cultura do Brasil se soma aos que lamentam e manifestam a dor pela perda desse grande escritor."

2 comentários:

  1. josé saramago deixa em mim, aprendiz de escritor, a esperança na/da palavra, além do exercício prazeroso de utilizá-la como forma de transcendência de sua importância estética. são vários os livros dele que já passearam pelas minhas retinas, sendo memorial do convento o que mais me comoveu. viva a língua portuguesa, capaz de grandezas.

    ResponderExcluir