sábado, 15 de outubro de 2011

Comentando...

Há tempos ensaio criar um espaço semanal para comentar os acontecimentos da cidade lidos na imprensa. Para quem não é de Salto, nossa imprensa concentra suas notícias no sábado. Agora temos um jornal que tem duas edições: de quarta e de sábado. Mas o sábado, para quem gosta de ler jornais, é o dia de "saber das novidades". Claro, temos outros meios. Vários portais locais já nos informam diariamente dos acontecimentos, mas para os menos jovens como eu, nada como pegar um jornal, sentir o seu cheiro (que não é agradável, mas é característico) para saber das notícias. 
Reservo-me também a ler um dos jornais da cidade, já que ele consegue trazer todas as informações de forma completa e contextualizada. Estou falando do nosso querido Taperá. E nesse jornal há várias semanas algo me intriga: quem escreve o tal "360 GRAUS"? Gente, os textos ali publicados parecem sair da Veja, que quem acompanha meu blog sabe que eu "adoro". 

E começo falando das notícias da educação que nesta semana estão já no início do jornal. Muito boas ficaram as fotos do Plantio Eólico do CEMUS I e do lançamento do livro da Sra. Virgínia S. Liberalesso. As notas todas, desta vez, foram fiéis com o que encaminhamos. Ponto negativo para a nota sobre o CEMUS VI. As "novas informações" recebidas pelo jornal na verdade fazem parte de uma verdade surgida após todos os acontecimentos. Replico abaixo nota a respeito que foi publicada pela Secretaria em nossa página do Facebook:

“Infelizmente tanto a direção do CEMUS VI quanto a Secretaria da Educação só tomaram conhecimento do projeto ECO ESCOLA BURU de autoria de Ana Maria Brum – funcionária da educação – há pouco menos de uma semana e, portanto, não tinha como defini-lo como um projeto que fazia parte de suas atividades. Faltou a proponente do projeto comunicar-se de forma antecipada com seus superiores hierárquicos para que esse equívoco não acontecesse. De qualquer forma a Secretaria da Educação sempre estará aberta a projetos como estes, visto que inúmeros outros referentes ao meio ambiente são realizados pelas suas unidades escolares, com ampla participação de seus professores, funcionários, diretores, educandos e comunidade escolar. Todos juntos e unidos para a melhoria do nosso meio ambiente.”

Fica difícil falar do que não se conhece, não é mesmo?

Na Secretária Eletrônica esse assunto aparece novamente. O descuido do jornal foi não ter conferido com a secretaria o que realmente aconteceu. Mas, tudo bem. Creio que estamos entendidos sobre o assunto.
Nas notícias da Câmara Municipal, o que mais chama a atenção é a mudança de posição do vereador Álvaro Pacheco, que enquanto membro do PV prometeu em uma das sessões entrar com um projeto de lei que proibiria os rodeios na cidade. Foi só mudar de partido (agora está no DEM) e rapidamente "recuou sobre a possibilidade de apresentar referido projeto". Que coisa não? Bem, mas quem sou eu para analisar estas mudanças bruscas, não é mesmo? 

Ainda na página da Câmara Municipal gostaria de parabenizar os oito vereadores que votaram contra o projeto que proibia atividades musicais, religiosas e diversas em determinados horários nos espaços esportivos da cidade. De autoria do presidente da casa, os vereadores perceberam que isso seria impossível de ser aceito pois ocasionaria mais problemas que soluções. Vale lembrar o nobre presidente que outros espaços da prefeitura também são improvisados quando grandes eventos acontecem na cidade - as escolas por exemplo de vez em sempre são transformadas em dormitórios. Por que então os espaços esportivos não ajudariam as outras atividades da cidade?

E a Eucatex continua estragando a vida dos moradores da Vila Nova. Tadinha de minha mãe!!!

E a Festa do Peão além de maltratar os animais, está maltratando os ouvidos dos moradores próximos. Mas sobre isso, uma boa e uma má notícia: a boa é que acaba neste domingo e a má é que os caras já marcaram a data do rodeio do ano que vem...

Finalmente quatro das cinco novas obras da educação foram oficializadas e poderão ter seu início. São elas: ampliação da escola de Ed. Infantil no Jd. Santa Cruz; ampliação da escola de Ed. Infantil do CECAP; construção da escola de Ed. Infantil no Planalto e ampliação da creche do Jd. Santa Efigenia. Todas estas obras e mais a creche e Ed. Infantil do Nair Maria serão feitas com recursos próprios da prefeitura, totalizando um investimento que chegará em 9 milhões de reais nós próximos 15 meses. Essa é uma ótima notícia. 

E a Petrobrás investindo em SP. Como é bom ver isso, diante das notícias que já publicamos aqui que o governo de nosso estado está diminuindo seus investimentos. Graças a Petrobrás e ao governo Dilma está cada vez mais perto a continuidade da hidrovia Tietê-Paraná chegar em nossa cidade. $ 21 bilhões é o montante que a Petrobrás investirá nessa obra nos próximos três anos. 

Já não é novidade para ninguém que a questão das drogas em nossa cidade está se transformando no maior de nossos problemas. Desta vez uma denúncia de tráfico em uma escola estadual assusta a todos nós que esperamos ser o espaço escolar um espaço de troca de conhecimentos e não de realizações ilícitas e espúrias. E cada vez mais precisamos ter a consciência de que não é só a repressão que resolverá essa questão. Semana passada uma de nossas unidades foi roubada: coisas pequenas e de valor foram levadas. Durante a semana moradores descobriram quem foram os assaltantes - meninos adolescentes que já haviam sido alunos de lá. Graças a ação dos moradores todos os pertences da escola foram recuperados. Todos sabemos para o que tais pertences seriam usados. O que esperamos é que esse despertar da comunidade aconteça de inúmeras outras formas, pois nada mudará se não mudarmos nossos valores, nossas condutas sociais e nossas atitudes frente aos problemas. 

Enfim, vivemos uma comunidade bastante dinâmica e trabalhadora. Por aqui as coisas acontecem e muitas realizações se solidificam. E eu vou aqui tentando "cavar espaços" para discutir e promover informações. Isso porque elas não são neutras e como todas as coisas, precisam ser discutidas. E discutir é nossa maior prática de democracia. Discutir entendendo o outro lado, sempre. 

Continuaremos comentando....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário