quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IBOPE e as eleições em Porto Alegre

Hegemonia da esquerda.

Do Portal do IBOPE

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre 2 e 5 de setembro

O primeiro levantamento do IBOPE Inteligência sobre a sucessão à Prefeitura de Porto Alegre, realizado a pouco mais de um ano das próximas eleições municipais, mostra equilíbrio entre Manuela D´Ávila (PC do B) e o atual prefeito José Fortunati (PT), seguidos por Maria do Rosário (também do PT).

Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados sete cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa.

No cenário com as três principais forças da corrida eleitoral neste momento, Manuela D´Ávila e José Fortunati aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação (27% e 25% das intenções de voto, respectivamente). A petista Maria do Rosário fica na terceira colocação com 18% das menções dos eleitores da capital gaúcha. Os demais candidatos estimulados, Nelson Marchezan Jr (PSDB), Paulo Borges (DEM) e Roberto Robaina (PSOL), atingem no máximo 5% das menções.

Em todos os outros cenários em que Manuela D´Ávila e José Fortunati aparecem juntos, a candidata do PC do B lidera numericamente, mas é acompanhada de perto pelo atual prefeito. Neles, os índices de Manuela D´Ávila variam entre 30% e 35%, e os de José Fortunati entre 26% e 29%. Os demais candidatos testados atingem 13% da preferência do eleitorado e o índice dos que declaram votar em branco ou nulo sofre pequenas oscilações em todas as simulações, movimento idêntico entre os indecisos.

No cenário em que José Fortunati e Maria do Rosário são testados sem a candidata do PC do B, ambos atingem o mesmo índice, 28% das menções. Os demais candidatos estimulados não superam o patamar de 10%.

O atual prefeito alcança o seu maior índice, 32%, no cenário contra Raul Pont (13%), Paulo Borges (10%), Nelson Marchezan Jr (5%), Roberto Robaina (1%). Nesse contexto é que se obtém também o maior índice de eleitores que votariam branco ou nulo (26%).

O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 56% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência. José Fortunati e Manuela D´Ávila aparecem também tecnicamente empatados (11% e 9%, respectivamente), seguidos por Maria do Rosário com 5%.

Rejeição de voto

Os índices de rejeição obtidos pelos pré-candidatos melhor posicionados neste momento são bastante próximos: Maria do Rosário (14%), Manuela D´Ávila (13%) e José Fortunati (11%). O maior índice de rejeição é de Raul Pont (16%) e o menor é de Adeli Sell e Sebastião Melo, ambos com 6%.
Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Avaliação da administração municipal

A administração do prefeito José Fortunati é avaliada positivamente por um pouco menos da metade dos eleitores (47% classificam-na como ótima ou boa), como regular por 37%, e como ruim ou péssima por apenas 12%.

Já na pergunta de aprovaç&atild e;o da administração, cerca de 7 em cada 10 eleitores aprovam a forma como José Fortunati vem administrando Porto Alegre e 26% desaprovam a sua gestão.

A pesquisa também perguntou sobre a percepção das principais áreas problemáticas do município e a área da saúde foi citada pela grande maioria (80%). Em um segundo patamar aparecem segurança pública (51%) e educação (45%) e, em um terceiro, são citados o trânsito (24%) e calçamento de ruas e avenidas (19%).

É importante frisar que os índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Copa 2014

Os porto-alegrenses foram também questionados sobre a área que deve merecer maior atenção pela próxima administração levando em consideração os preparativos para a Copa 2014. As áreas da segurança pública, transporte terrestre e saúde foram as mais citadas: 65%, 59% e 57%, respectivamente.

Os índices apresentados também representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal

A administração do governador Tarso Genro é avaliada de maneira positiva por metade do eleitorado (50% classificam-na como ótima ou boa até o momento), como regular por 39% e de forma negativa por 8% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima).

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 62%, como regular por 29% e como ruim ou péssima por apenas 7% dos eleitores de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário