sábado, 29 de outubro de 2011

Números começam a revelar realidades

Do Blog do Jornalista Eloy de Oliveira

Se a intenção do prefeito de Salto é apoiar o seu secretário de Governo, Gilmar Mazetto (PMDB), para a sua sucessão, Geraldo Garcia (PDT) gosta de desafios e vai encarar o maior deles desde que assumiu a chefia do Executivo.

Isto porque o pré-candidato peemedebista não está na frente em nenhuma das pesquisas a que tive acesso, realizadas nos últimos dois meses. Liderança mesmo Gilmar tem no índice de rejeição de uma delas: 38%.

O número de antipatia ao nome do secretário é tão grande que supera o percentual de intenção de voto do principal pré-candidato avaliado: o médico Ângelo Domingos Nucci (PV), que desponta na frente com 34,1%.

Gilmar Mazetto é o penúltimo na preferência dos eleitores nessa pesquisa, que foi realizada no início de setembro. Ele aparece em terceiro em outra do início de outubro e também em terceiro em mais outra da semana passada.

Na pesquisa mais antiga, o líder, o médico Ângelo Domingos Nucci, é seguido pelo vice-prefeito 
Juvenil Cirelli (PT) com 25,2%, Gilmar com 7,2% e o presidente da Câmara, Eliano Apolinário de Paula (PTB), com 3,5%.

O questionário utilizou ainda o nome do ex-vereador João Bispo dos Santos (PV), que não anunciou pré-candidatura, mas o seu desempenho interessava a quem mandou fazer a pesquisa e ele teve os mesmos 3,5% de Eliano.

Já no levantamento do início de outubro Ângelo também lidera com 25,9% e neste caso foram incluídos outros possíveis candidatos. O segundo continua sendo Juvenil com 20,1% e em terceiro se mantém Gilmar com 5,5%.

Aparecem nessa pesquisa ainda o ex-presidente da Câmara Luiz Carlos Batista (PSB) em quarto com 5,2%, o atual presidente Eliano com 4,6% e Milton Oliveira da Silva (DEM), o Milton Bombom, com 3,9%.

A última pesquisa coloca os três nomes principais e acrescenta a advogada, ex-secretária de Ação Social e ex-vereadora Marilena Matiuzzi (PSD), que não se lançou, mas interessava ao dono do questionamento.

Nesse levantamento o vice-prefeito Juvenil Cirelli aparece na frente pela primeira vez, mas se pode considerá-lo empatado com o líder das outras duas devido à margem de erro estar em três pontos percentuais.

Juvenil é apontado por 34% dos entrevistados, contra 31% de Ângelo. Gilmar continua na terceira posição, mas um pouco melhor que nas anteriores, com 12%. Marilena Matiuzzi é a última, com apenas 4% das intenções de voto.

Com esse quadro, que é muito semelhante nos três levantamentos, não é em vão que o secretário de Governo esteja se mexendo mais que o colega petista e tente encalacrar o prefeito para obter o seu apoio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário