quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Presidenta na Bulgária

Do Blog do Planalto

“No orgulho de vocês pela ‘presidenta búlgara’ do Brasil, vejo uma celebração do Brasil multicultural”

Presidenta Dilma Rousseff brinda com o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, durante Jantar oferecido em sua homenagem. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em brinde durante jantar oferecido pelo presidente Georgi Parvanov, a presidenta Dilma Rousseff disse que Brasil e Bulgária compartilham objetivos como a promoção da paz, da democracia e do desenvolvimento com inclusão social. E afirmou que no mundo de hoje estratégias apenas regionais são insuficientes.
“Estamos abertos à construção de parcerias frutíferas com todos os povos que vejam, no Brasil, um sócio”, disse.
Ela destacou que sua visita à Bulgária é fonte de profundas emoções, além de compromisso de governo, e agradeceu por estar sendo recebida com muita afetividade na terra natal de seu pai. Disse ainda estar convicta de que sua visita ao país enseja uma maior aproximação bilateral, reforçada pela troca de informações entre empresários búlgaros e brasileiros que mantiveram mais cedo reunião de trabalho.
“Fico sensibilizada como brasileira. Porque enxergo nessas homenagens à minha pessoa uma homenagem ao meu país. No orgulho de vocês pela ‘presidenta búlgara’ do Brasil, vejo uma celebração do Brasil multicultural, do país plural que, ao longo da história, abriu suas portas para imigrantes das mais variadas origens, que lá vivem em paz e harmonia.”
Amanhã à tarde, a presidenta Dilma Rousseff será recebida em praça pública pela comunidade de Gabrovo, cidade onde seu pai, Pedro Roussev, nasceu. Pela manhã, a presidenta será homenageada em almoço oferecido pelo prefeito da cidade de Gorna Oryahovitsa. No fim do dia, parte para Âncara, em viagem oficial à Turquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário