terça-feira, 5 de outubro de 2010

PT - Maior Bancada na Câmara Federal

Brasília Confidencial No 354

Será do PT a maior bancada partidária que a Câmara Federal terá a partir do ano que vem.

Levantamento da Secretaria Geral da Câmara informa que 88 petistas conquistaram a eleição ou a reeleição. Hoje a bancada é formada por 79 deputados. O PT só não elegeu deputado federal em três estados. O maior número de petistas eleitos está em São Paulo (16). Outras representações estaduais grandes foram eleitas pelo partido na Bahia (10), em Minas Gerais (8) e no Rio Grande do Sul (8).

O segundo partido com maior bancada de deputados federais será o PMDB, que elegeu 79 (11 a menos do que a representação que tem agora). As maiores bancadas estaduais peemedebistas foram eleitas no Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (7), Ceará (6) e Paraná (6).

O PSDB continuará sendo o terceiro partido com mais deputados federais, mas perdeu seis cadeiras na eleição de domingo. A bancada passará de 59 para 53 deputados, dos quais 13 de São Paulo. Aliado do PSDB, o DEM perdeu 13 cadeiras. Ocupa 56, mas só conquistou 43. As maiores representações estaduais do DEM serão as da Bahia (6) e de São Paulo (6).

No Senado, a maior bancada continuará sendo a do PMDB, que ocupa 17 cadeiras e passará a ocupar 20. O PT também ampliou a bancada no Senado. Tem 8 senadores e passará a ter 14, formando a segunda maior bancada.

O DEM e o PSDB, partidos de oposição ao Governo Lula, perderam 12 cadeiras na eleição de domingo.

A futura composição da Câmara e do Senado poderá ser alterada depois que a Justiça Eleitoral decidir o que ocorrerá com os candidatos que tiveram o registro indeferido, mas recorreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário