terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fórum propõe agenda regional

Do Educ@Salto


No evento, diversas experiências educacionais foram exibidas. Uma delas foi da Seme-Salto.

O Secretário da Educação da Estância Turística de Salto, Wilson Roberto Caveden, bem como integrantes da SEME – Secretaria Municipal de Educação e representantes de diversos CEMUS estiveram presentes no Fórum Internacional de Educação, realizado entre os dias 22 e 23 de setembro, em Itu.

O evento, que ocorreu por iniciativa dos Dirigentes Municipais de Educação dos municípios que integram a Macro Região de Sorocaba, e com o apoio de diversas entidades, como a UNESCO, teve o principal objetivo de ser um espaço de debate, de apresentação de experiências e, acima de tudo, de fortalecimento de parcerias, em prol da melhora da qualidade social e do alcance de metas previstas para a educação.

A oportunidade e importância desse auxílio mútuo, principalmente entre os dirigentes municipais, ficaram evidentes nos discursos de todos os representantes que participaram do Fórum. “O slogan desse evento poderia ser: `Somos muitos e se formos juntos, somos fortes`, porque tudo aquilo que pudermos fazer para permitir que um verdadeiro regime de cooperação seja estabelecido nas regiões desse Brasil, será visto como uma obra concreta a favor da educação do Brasil”, disse o presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, Cesar Callegari.

Em sua fala de boas-vindas, o Secretário da Educação de Salto também fez questão de enfatizar que a ideia da realização do evento surgiu justamente durante as reuniões da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, demonstrando a relevância desses encontros. “Esse evento não é algo isolado, que de repente aconteceu. Ele está dentro de um contexto de discussão e preocupação de toda a região, com a qualidade da nossa educação. E o que esperamos é continuar com eventos grandes como esse, e com discussões que nos permitam encontrar caminhos para que nossa educação seja ainda melhor, sempre buscando a realização do nosso objetivo maior, que são nossas crianças”, disse Wilson.  

Nos dias do evento, diversas experiências educacionais, selecionadas previamente pelos organizadores e desenvolvidas nos municípios da região, também foram exibidas por representantes de Secretarias da Educação. A diretora do departamento pedagógico da SEME, Taísa Gasparini Rizo, foi uma das escolhidas e em sua fala expôs a prática de avaliação, modificada e adotada pela rede de ensino desde 2006.  A partir desse ano, Taísa explicou que a cidade de Salto começou a modificar as formas de avaliação utilizadas e a capacitar os educadores para fazerem uso de tais ferramentas. Dessa forma, foram implantados os Ciclos de Aprendizagem e os novos instrumentos de avaliação, tais como o relatório bimestral, o portifólio do estudante e a ficha de avaliação individual do aluno. “Buscamos questionamentos na escola que queríamos e na educação que o mundo de hoje pede, com enfoque na habilidade e na geração de conhecimentos. Então, mudamos para uma lógica de avaliação crítica, não excludente e formativa, que promovesse a autonomia dos alunos e nos permitisse fazer mapeamentos das salas de aula, para assim propormos melhorias de aprendizagem. E tudo isso só acontece e dá certo porque investimentos muito na formação dos nossos professores, disse Taísa.

Durante o Fórum ainda, o Membro do Conselho Nacional de Educação e Dirigente do Movimento “Todos pela Educação”, Mozart Neves Ramos, também deixou clara a possibilidade de, a partir da realização do evento, ser criada uma agenda educacional para a região. “Acho que esse é o momento ímpar para que a região possa construir essa agenda, até porque 2012 será o ano da execução do Plano Nacional da Educação, com metas muito claras para melhorar a qualidade da educação nos próximos dez anos”, sugeriu.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário