E quando dá é para apostar na inflação....
Do Tijolaço, aqui e aqui
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Do Tijolaço, aqui e aqui
Hoje de manhã, o governo publicou um decreto reduzindo a base de
cálculo da Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico
incidente sobre os combustíveis. A mudança representa uma redução de 12%
no tributo e algo em torno de três centavos por litro.Isso já foi feito
em 2008, para equilibrar o valor pago pela importação de combustíveis,
como agora.
Execto o Golobo, os jornalões “cansados” não deram manchete nem na economia.
Para você ver como esta questão de imposto é tratada apenas para criar crima político.
O nó da questão, porém, está em outro ponto e longe de ser cortado.
Ao contrário, a crise mundial pode retrair os investimentos na expansão
da produção de etanol. Estamos importando por conta do preço do etanol,
que fez o consumo da gasolina subir mais de 20% em relação ao ano
passado, quando já gasolina já tinha tido um aumento de consumo de sete
por cento.
Novas usinas e novas refinarias. É disso que o Brasil precisa e só pode contar com a Petrobras para fazê-lo.
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Escrevi um texto, agora, para o Projeto Nacional,
depois de ter ouvido a colunista Miriam Leitão vociferar contra a
redução da Cide sobre os combustíveis, dizendo que o Governo está
“favorecendo” a Petrobras.
Como assim, “favorecendo”? Então uma empresa escora no peito o preço
do combustível, impoerta com mais prejuízo para garantir o abastecimento
e um pequeno alívio na sua carga fiscal é chamado de favorecimento?
Nas contas da própria Miriam, cada litro de gasolina importada sai ( quer dizer, já saía, auntes da subida do dólar)
30 centavos mais caro para a Petrobras comprar do que o preço que ela
vende para as distribuidoras. A mudança na Cide não foi para “favorecer”
a Petrobras, mas para permitir que a empresa importe mais gasolina,
porque o etanol não aparece.
E não aparece porque, com as dificuldades da safra, quando começou a
moagem, a prioridade foi o açúcar para exportação, que começou o ano em
queda – menos 600 mil toneladas de janeiro a maio (quando começa a
safra)deste ano, em reação a 2010 – e de junho para cá já tirou a
diferença com 630 mil toneladas a mais que no ano passado, segundo os
dados oficiais, públicos.
Quer entender a razão, meu amigo e minha amiga? Olhe o gráfico (no segundo link) do preço internacional do açúcar e veja.
Se a D. Miriam acha que o preço da gasolina deveria subir, é uma
opinião. Mas que diga isso e pare com esta conversinha fiada de “temos
de evitar a inflação a qualquer custo”.
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