quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lula em Portugal

Do Instituto Cidadania

Quatro ministros de Portugal – entre eles o da Economia, Álvaro dos Santos Pereira – e o ex-presidente do país, Mário Soares, assistiram nesta terça-feira (6) à palestra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intitulada “Um Mundo em Crise ou um Mundo de Oportunidades”. A conferência, que ocorreu em Lisboa, reuniu cerca de 350 empresários e autoridades portuguesas.



Neste momento de crise, segundo Lula, é importante aproveitar para diminuir as desigualdades nos países em desenvolvimento, criando mercados internos com bilhões de novos consumidores, “pois isso pode ser essencial para reequilibrar a economia mundial”, afirmou, citando oportunidades na África e América Latina.

Uma das formas de fazer isso, apontou, seria quebrar barreiras protecionistas e mecanismos de subsídios que ainda existem em muitos dos países desenvolvidos, além de aumentar a participação dos emergentes em órgãos multilaterais.

Lula também relatou as medidas tomadas pelo Brasil para enfrentar a crise em 2008, reforçando o mercado interno e estimulando a economia por meio da diminuição das desigualdades sociais, investimentos em infraestrutura, diversificação de parceiros comerciais, oferta de crédito, redução de impostos e rigor fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário