domingo, 18 de setembro de 2011

Manifestantes capitalistas

Para entender a sequência de artigos que serão postados aqui: a manifestação ocorrida em 7 de setembro em Brasília contra a corrupção e que juntou mais de 20 mil pessoas, passa agora por uma bateria de acusações de financiamentos, benefícios a grandes empresas internacionais e ações globais da inteligencia norte americana. O grande articulador (ou mentor, ou financiado) é um grande grupo de hackers que leva o nome de Anonymous e outro já visto por aqui, que se juntou ao primeiro, de nome LulzSec. 

Do Brasilianas


Deu no New York Times, traduzido no Google Tradutor:

Bottom Line Manifestantes mascarados Aid da Time Warner
Por NICK Bilton

Publicado em: 28 de agosto de 2011

SAN FRANCISCO - Anônimo, o grupo hacker, tem empurrado com o governo iraniano e da Igreja da Cientologia e tem uma breve fechar os sites de Visa, MasterCard e outras corporações globais.
 
Justin Sullivan/Getty Images
 Um manifestante em uma máscara de Guy Fawkes em um comício em San Francisco em 15 de agosto. Time Warner ganha uma taxa de licenciamento com a venda das máscaras.

Quando os membros aparecem em público para protestar contra a censura eo que eles vêem como a corrupção, eles não uma máscara de plástico de Guy Fawkes, o inglês do século 17 que tentou explodir as Casas do Parlamento.

Stark branco, com corou bochechas rosadas, um sorriso largo e um fino bigode preto e cavanhaque, a máscara ressoa com a hackers, porque foi usado por um anarquista desonestos desafiando um governo autoritário em "V for Vendetta", o filme produzido em 2006 por Warner Brothers.

O que poucas pessoas parecem saber, no entanto, é que a Time Warner, uma das maiores empresas de mídia no mundo e pai de Warner Brothers, detém os direitos sobre a imagem e é pago uma taxa de licenciamento com a venda de cada máscara.

Os hackers usam a máscara quando protesto em frente de prédios da Cientologia. E eles usavam durante um protesto de vida curta neste mês em San Francisco da decisão do Bay Area Rapid Transit de cortar o serviço da pilha para frustrar um protesto dentro anterior estações de trem.

"É um símbolo do que significa anônimos, de lutar contra os governos do mal", disse um dos usuários máscara naquele protesto. O membro anônimos recusou-se a partilhar o seu nome, observando que todo o conceito da máscara era permanecer anônimo. "Você pode obter uma máscara e junte-se a luta, também! Mas eu ouvi a loja do traje é vendido para fora até sexta-feira ", disse ele.

De fato, com a ajuda de anônimos, a máscara tornou-se um dos disfarces mais populares e - em uma maneira pequena - acrescentou aos US $ 28 bilhões em receita acumulada Time Warner no ano passado. É a máscara mais vendido na Amazon.com, batendo para fora máscaras de Batman, Harry Potter e Darth Vader.

"Nós vendemos mais de 100.000 destas máscaras de um ano, e é de longe a máscara de best-seller que vendemos", disse Howard Bege, vice-presidente executivo do Costume Rubie, uma empresa de Nova York traje que produz a máscara. "Em comparação, normalmente só vender 5.000 ou mais de nossas outras máscaras." A máscara de Vendetta, que vende por cerca de 6 dólares em muitas lojas, é feito no México ou China, Mr. Beige disse.

Mr. Beige disse que não sabia por que a máscara era tão popular até recentemente. "Nós só pensava que as pessoas gostaram do 'V for Vendetta' filme. Então, numa manhã eu vi uma foto desses manifestantes vestindo a máscara em um artigo de notícias online ", disse ele. "Eu rapidamente mostrou meu gerente de vendas."
 
Guy Fawkes não é bem conhecida nos Estados Unidos, exceto, talvez, através do filme. Mas na Grã-Bretanha, o foiling de sua trama contra o governo - ele foi condenado à morte - é celebrado como um feriado, 05 de novembro ou Dia de Guy Fawkes, e é comemorada com fogueiras e fogos de artifício.

Embora a Time Warner imagem de Guy Fawkes apareceu em 2006, não demorou em sua nova vida até muito mais tarde. Isso ocorreu depois que membros de um fórum de mensagens online conhecido como 4Chan mostrou uma figura desenhado toscamente conhecido como "Guy épico da falha" peering em uma lata de lixo e reaparecendo com a máscara.

Então, em 2008, Anonymous abraçaram, explicou Gabriella Coleman, professora assistente no departamento de New York University, de meios de cultura e comunicação. "Milhares de membros saiu de trás do seu computador e foi para as ruas para protestar contra a Igreja da Cientologia", disse ela. "Anonymous sabia se eles estavam indo se encontrar num espaço visivelmente público pela primeira vez, eles precisavam de esconder sua identidade. Eles inevitavelmente escolheu o 'V for Vendetta' máscara para fazer isso. "

"Tinha um efeito inibidor. Havia literalmente milhares de pessoas em pé silenciosamente em frente à Igreja da Cientologia usando a mesma máscara de Guy Fawkes ", diz Coleman disse. "As fotos e vídeos que apareceram nos noticiários dos protestos cimentou a máscara como símbolo de Anônimo."

Warner Brothers não respondeu a um pedido de comentário sobre a recente popularidade da máscara como uma ferramenta de manifestantes.

Alan Moore, o autor da graphic novel em que o filme é baseado, não pôde ser contatado para comentar, mas em uma entrevista de 2008 com o Entertainment Weekly, ele expressou o orgulho que ele era de papel da máscara nos protestos da Igreja da Cientologia .

"Isso me agradou", disse ele. "Isso me deu um brilho quente pouco."
Uma versão deste artigo apareceu na imprensa em 29 de agosto de 2011, na página B4 do New York edição com a manchete: Linha Masked Manifestantes Aid Time Warner Bottom.





Nenhum comentário:

Postar um comentário