quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Teatro destruído por incêndio

Do Correio do Brasil


7/9/2011 7:14,  Por Redação - do Rio de Janeiro
Teatro
A fachada do Teatro Villa-Lobos se manteve intacta, mas o interior do prédio foi destruído

O Teatro Estadual Villa-Lobos, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi parcialmente destruído por um incêndio no fim da noite passada. Bombeiros de três quartéis foram chamados e tiveram dificuldade em controlar as chamas que só foram apagadas no início desta manhã. O espaço está fechado desde o início do ano para reformas e não havia ninguém no prédio. Ainda não se sabe o que provocou o fogo.

– Ainda é cedo para fazermos uma avaliação, mas lamento o que ocorreu porque essa é uma das casas de cultura mais importante da cidade. O palco já estava reformado, mas a parte onde fica a platéia estava sem revestimento e sem as poltronas – disse a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes.

O teatro tinha capacidade para 463 pessoas e passava por ampla reforma de modernização. Além do teatro, as salas Monteiro Lobato e Arnaldo Niskier também foram destruídas. A previsão era reinagurar o espaço em março de 2012.

O secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, coordenou a operação de rescaldo por volta das 2h desta quarta-feira. Bombeiros dos quartéis do Centro, Humaitá, Gávea, Copacabana e CSM participaram do combate ao fogo.

– É um difícil apagar o fogo devido a grande quantidade de material inflamável. A combustão é muito rápida. Muitas estruturas desabaram, mas só uma perícia de engenharia poderá precisar o quanto o prédio foi abalado – disse Simões a jornalistas.

Morador da primeira casa da vila vizinha ao teatro, o estudante de administração Matheus Prohamann, 22, confirmou que ouviu três explosões seguidas antes de as chamas aparecerem.

– Estava vendo televisão na sala de casa, quando de repente faltou luz. Sabia que era o teatro. Os bombeiros chegaram rápido, mas era muito fogo. A distância da minha casa para a saída lateral do teatro é de três metros. Deu para ver o quanto foi difícil para os bombeiros combaterem o fogo – relatou.

O pai de Matheus, Arthur Prohamann, 59, criticou as condições da reforma do Villa-Lobos.

– Parece uma obra de igreja, anda e para. Durante a solda, o maçarico emite fagulhas que batem na janela do quarto da minha filha, Ana Clara. Somos obrigados a fechar com medo de sermos queimados. O Estado acaba contratando pelo menor preço de licitação e as empresas acabam trabalhando de qualquer jeito. Essa vila de casas é antiga, de 1930, e o medo de que haja um incêndio é grande – desabafou com os repórteres.

Com quatro andares, o teatro foi inaugurado em 1979, com arquitetura moderna de concreto armado aparente. O edifício foi idealizado por Adolfo Bloch e Geraldo Matheus e tinha um espaço principal, com capacidade para 463 lugares, a sala Monteiro Lobato e a sala Arnaldo Niskier. A reinauguração estava prevista para março do ano que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário