domingo, 14 de outubro de 2012

Ficha suja em Osasco

Do Blog do Miro 

PSDB e mídia são derrotados em Osasco

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges
Nesta quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso do candidato tucano à prefeitura de Osasco, Celso Giglio, contra a decisão do TRE de São Paulo que negou o registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Esta decisão confirma a vitória do petista Jorge Lapas nas eleições de domingo passado. Ele obteve 60,03% dos votos válidos e o resultado não computou a votação do candidato do PSDB, que teve a sua candidatura indeferida pelo tribunal paulista e apelou para o TSE – sendo agora também derrotado.

O tucano foi incluído na “ficha suja” devido à reprovação das contas de sua gestão como prefeito da cidade. A cassação ocorreu com base na Lei da Ficha Limpa, que prevê que não pode se candidatar a cargo público o político que “tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”. Apesar de mais sujo do que pau de galinheiro, Celso Giglio explorou na sua campanha o julgamento do chamado “mensalão petista”.
A relatora do processo no TSE, a ministra Luciana Lóssio, alegou que foram encontradas irregularidades graves na prestação de contas do ex-prefeito tucano e que a jurisprudência considera tais fatos suficientes para declarar a inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa. “Não se tratam de fatos isolados, de menor gravidade ou de mera irregularidade administrativa, mas sim, em meu sentir, de condutas gravíssimas, capazes de comprometer a finança do município”, argumentou a ministra. Ainda cabe recurso ao STF.

A decisão do TSE representa uma dura derrota do PSDB e da mídia demotucana. O engenheiro Jorge Lapas foi lançado como candidato do PT a um mês do pleito, em 3 de setembro, após a renúncia do deputado petista João Paulo Cunha devido a sua condenação pelo STF no julgamento do “mensalão”. Os tucanos soltaram rojões e apostaram todas as fichas no retorno à estratégica prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Os jornalões e emissores de tevê também comemoraram. Agora, eles choram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário