domingo, 2 de outubro de 2011

Registrando detalhes

No dia 24 de setembro publiquei aqui neste blog um comentário sobre o tratamento dado pela mídia às questões da educação. Existe uma máxima no meio que diz ser a educação notícia somente quando tragédias acontecem. Mais ou menos demonstrei isso naquela postagem.

Nós da secretaria da educação de Salto criamos recentemente um portal a partir de um projeto de gestão das ações tecnológicas da rede. Esse portal é acessado pela página da Prefeitura no link Educ@Salto. Lá, além de uma série de acessos para trabalhos tanto dos professores quanto dos alunos, álbum de fotos dos acontecimentos da educação e possibilidades de pesquisas, temos uma preocupação em destacar notícias do mundo da educação, sejam de Salto, sejam do resto do país. Diariamente atualizadas pela nossa jornalista Karina, a pagina pretende ser um espaço de formação e de informação sobre esse mundo tão desconhecido. Além de publicarmos em nosso portal, encaminhamos semanalmente as notícias principais para a assessoria de comunicação da Prefeitura que repassa para todos os jornais e revistas da cidade e região.

E aqui no meu blog, que já teve mais de cinquenta leitores num dia só, o que me orgulha muito, replico algumas delas.

Neste final de semana tive uma surpresa - nada desastroso, mas que merece destaque, ou registro de detalhes, como chamei este post. 

No dia 27 de setembro repliquei aqui uma notícia publicada no Educ@Salto e que fazia um pequeno resumo do Fórum Internacional ocorrido em Itu. Se você não se lembra dos detalhes, sugiro que leia novamente. Como várias outras notícias, essa também foi encaminhada para os jornais da cidade e região. Minha surpresa foi encontrar a mesma notícia (o título igualzinho) no caderno de Itu do Taperá, recortada em seu conteúdo. Tudo o que dizia respeito a Salto, sua participação no Fórum e (o que foi mais rico para nós) a apresentação de nossa experiência em Avaliação, foram retirados da notícia. Se quiser conferir, está na página 03 do caderno de Itu deste final de semana. 

Um pequeno detalhe que certamente o editor terá inúmeras explicações, mas que chama a atenção principalmente deste que tenta a todo custo detalhar ao máximo as questões da educação para todos tentarem entender. 

Enfim, continuemos, não é mesmo?


2 comentários:

  1. Eu aprecio muito o portal EDUCA. Além de ficar sabendo o que está acontecendo nos CEMUS, também leio as notícias que me chamam a atenção. Algumas notícias eu envio por e-mail para as professoras lá do CEMUS VIII. Sempre que possível me retornam dando a sua opinião sobre o assunto.
    É bem legal!!!
    Abraços

    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Vanessa!!!Ajude-nos sempre a melhorar...

    ResponderExcluir