quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atuação conjunta na Rio+20

Do PT

Fundações Perseu Abramo (PT), João Mangabeira (PCB) e Maurício Grabois (PCdoB) podem chegar a pauta comum nos debates do evento internacional


Uma intervenção conjunta na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável pode ser estabelecer entre as fundações do PT (Perseu Abramo), PCB (João Mangabeira) e PCdoB (Maurício Grabois).

A idéia está sendo discutida por dirigentes das instituições, que estão se reunindo sistematicamente, em busca de uma pauta convergente.  “As fundações têm construído projetos comuns. Esta convergência é muito importante pra nós, porque se trata de organizar os setores mais à esquerda na base de sustentação do governo”, explicou Iole Ilíada, uma das diretoras da Fundação Perseu Abramo.

No último encontro, as fundações se comprometeram a escrever um documento sobre a posição de cada delas nas discussões da Rio + 20. Um dos pontos principais é o conceito de economia verde.

Uma nova reunião está marcada para o dia 22 de maio, quando os documentos produzidos serão analisados, com vistas a se construir uma pauta comum entre as fundações. “Na resolução que o PT aprovou na última reunião do diretório nacional está explícita a idéia de constituir um campo progressista com esses partidos para fazer um debate na Rio + 20 do ponto de vista que nos interessa, que é mostrar que o modelo de desenvolvimento do governo brasileiro é muito mais avançado do que o modelo neoliberal, que infelizmente tem ressuscitado com as medidas tomadas pelos países europeus.  Só um projeto com distribuição de renda e diminuição das desigualdades, com justiça social permite se falar em sustentabilidade ambiental”, ressaltou Iole.

(Jamila Gontijo -  Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário