terça-feira, 17 de abril de 2012

Professores públicos com bolsa no exterior

Do Correio do Brasil


Fernanda de Souza foi um dos 25 profissionais selecionados em todo o Brasil

A professora de Língua Inglesa, Fernanda de Souza, do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, em São Domingos, Niterói, passou uma temporada no exterior, com tudo pago, para aperfeiçoar o idioma. Ao todo, foram 25 professores selecionados no Brasil. No Rio de Janeiro, Fernanda e outros quatro docentes ganharam uma bolsa de estudos do Programa de Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa de Escolas Públicas, promovido em parceria pela CAPES, Fundação Fulbright e a Embaixada dos EUA.

Mais do que estudar, o grupo teve a oportunidade de vivenciar o dia a dia em uma verdadeira universidade norte-americana – uma experiência que levarão para toda a vida. Fernanda contou como foi essa experiência.

O Ministério da Educação (MEC) enviou as escolas de todo o Brasil um edital para selecionar professores interessados nesse curso de aperfeiçoamento. “Eu achei que seria uma grande oportunidade de crescer profissionalmente e ter uma reciclagem na língua. E como já é provado, a língua quando não é usada e praticada cai em desuso”, disse.

Fernanda decidiu enviar a documentação exigida, juntamente com uma redação em inglês contando um pouco como é o ensino de língua inglesa no Estado do Rio de Janeiro e por que se interessou em participar do programa. Algumas semanas depois, ela recebeu uma ligação da Fulbright para marcar uma entrevista em inglês, na etapa seguinte do processo seletivo. A entrevista foi feita por representantes da Embaixada dos EUA e alguns dias depois, ela recebeu a confirmação de que havia sido selecionada para o programa. “Fiquei muito feliz, pois eram 25 vagas para todo o Brasil”.

- Creio que este programa foi uma forma de rever meus conceitos e minha prática pessoal. Rever a minha metodologia e perceber que posso fazer algo mais pelos alunos. Gostaria de divulgar esse programa para toda a rede por meio de encontros que motivem os professores e possibilitem a troca de experiências. Um ensino de língua estrangeira de qualidade e referência será um grande incentivo para os professores, alunos, direção e a própria comunidade local. E, acima de tudo, um incentivo para a cidade do Rio de Janeiro que sediará nos próximos anos tantos eventos internacionais – disse a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário