segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia Internacional da Dança

Ontem, 29 de abril, como em todos os anos, foi comemorado o Dia Internacional da Dança.

Instituído pelo CIA - Conselho Internacional da Dança - órgão da ONU, tem como objetivo maior a publicização da arte da dança e a procura do envolvimento cada vez maior dos educadores do mundo todo na transmissão dessa arte para todas as crianças, utilizando-se da educação infantil como porta de entrada para isso. 

Aqui em Salto tivemos uma apresentação (essa foi divulgada) organizada pela Cia. Faces Ocultas, no Auditório Maestro Gaó. A Cia. trouxe vários grupos de dança de cidades da região - Campinas, Itu, Tiete, Boituva, Indaiatuba, etc... - e de nossa querida Salto. 

Dos grupos de Salto, o destaque para os Núcleos Família que, apesar de ainda bastante iniciantes, demonstram uma linha de trabalho muito louvável: a utilização da arte enquanto aglutinadora e forma de expressão das pessoas. Ainda de Salto a maravilhosa apresentação da própria Cia. Faces Ocultas que a cada espetáculo nos encanta um pouco mais. 

Enquanto lá estava, lembrava-me do debate acontecido na sexta-feira para a construção das propostas de governo das próximas eleições do Partido dos Trabalhadores e todos os demais partidos que estão indicando Juvenil Cirelli para suas convenções. Naquela oportunidade o debate foi sobre educação e uma das propostas de consenso foi a Escola Integral. 

Discutimos muito sobre a diferença entre Escola Integral e Escola em período integral. Acordamos que é necessário primeiro saber o que efetivamente é a Escola Integral, seus princípios, conceitos e práticas e a partir disso pensar seu tamanho em termos de jornada. Sim, porque um dos conceitos principais da Escola Integral é o de que seu currículo deve abarcar todos os conhecimentos humanos, deixando de excluir uma série deles (o que acontece hoje), como a prática e o conhecimento das artes em geral.

Na sexta-feira discutíamos isso. No domingo assistia a demonstração de que isso é possível. Basta uma politica integrada e preocupada com a população em seus aspectos sociais, culturais e organizativos. 

Parece que as manifestações existentes em Salto gritam para a vinda de um governo que lhes dê esse viés e lhes abra a possibilidade de desenvolverem essas e outras manifestações culturais. 

O desafio está lançado. E nossos debates continuarão o aprofundamento para responder a esses desafios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário