segunda-feira, 30 de abril de 2012

E a inauguração?

Neste final de semana tivemos em nossa cidade algo inusitado: a inauguração de um próprio municipal sem maiores informações, notícias, convites ou sequer comentários. 

Estou falando da Clínica de Saúde do Jd. São Gabriel, ao que tudo indica "inaugurada" no final da tarde de sexta-feira última. 

Nenhum aviso ou convite à comunidade para participar. Sequer toda a equipe da Secretaria da Saúde sabia da inauguração. 

Se observarmos o jornal Taperá deste final de semana, a Clínica é citada por três vezes: já na primeira página informando que a partir de quarta-feira, dia 02 de maio, todos os atendimentos que aconteciam no Jd. Saltense passarão a serem atendidos lá. Nada de inauguração. Numa segunda vez, a assessoria de comunicação da prefeitura informa o jornal (a partir de questionamentos feitos por ele) que a inauguração tanto da Clínica quanto da creche do Jd. Santa Marta acontecerão oportunamente e todos serão avisados. E na terceira vez ao final de uma notícia, o jornal expressa a dúvida: fala do atendimento que começará a acontecer na Clínica a partir do dia 02 de maio e da informação que a inauguração ainda "acontecerá oportunamente", demonstrando a "confusão" criada pela assessoria de imprensa da prefeitura. 

Afinal, teremos ou não uma inauguração pública daquele espaço?

Os informes não oficiais que surgem de que ela foi inaugurada na tarde de sexta-feira são reais? Registre-se: na sexta-feira o nosso vice-prefeito não estava na cidade. Estava em Brasília conquistando novos benefícios para nossa cidade. 

Imaginemos que tais informes sejam reais: o que afinal levou a uma atitude como essa? Qual o receio ou o motivo de não chamar a comunidade - maior beneficiária da obra - para uma inauguração festiva, como foram todas as outras nos últimos sete anos? Inaugurou-se em Salto um "novo modelo" de entrega de próprios municipais, onde somente algumas autoridades e servidores participam? Deixou-se de respeitar o sujeito maior de todo o processo de políticas públicas - a população? Ou algum receio está plantado nas mentes de quem articula os novos tempos dentro da prefeitura? Receio de que? Será que foi somente para não ter nosso vice-prefeito presente? Acontecerá a mesma coisa com a creche do Jd. Santa Marta?

Imaginemos que os informes não oficiais estejam equivocados. Nesse caso restam outras indagações: a Clínica não terá inauguração? Iniciará suas atividades no dia 02 de maio sem ser "apresentada" a comunidade usuária? Ou estarão planejando uma "mega" inauguração para outra data? 

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário