segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lula discursa em inauguração do CEU em SBC

Parabéns a querida Cleuza, secretária municipal de SBC e presidenta da UNDIME.

Da Rede Brasil Atual

Ex-presidente afirma que pretende auxiliar o PT nas eleições deste ano, durante breve discurso na inauguração do CEU Vila São Pedro, em São Bernardo, na manhã de hoje (14)

Por: Rosangela Dias, do ABCD Maior
Publicado em 14/04/2012

Lula diz que ajudará partido na campanha dentro de 15 a 20 dias
Ao lado de dona Marisa Letícia e da senadora Marta Suplicy, ex-presidente participa do primeiro evento público depois do desaparecimento do tumor na laringe diagnosticado em outubro passado (Foto: Marcelo Lemos)


São Bernardo  - Conhecido por seus longos discursos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por poucos minutos durante sua participação na inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, em São Bernardo, na Grande São Paulo, na manhã de hoje. Esta foi a primeira aparição em evento público desde que o ex-presidente foi notificado por seus médicos do desaparecimento do tumor na laringe, em outubro passado.

“Se eu tivesse juízo, não iria falar porque ainda não estou com a garganta totalmente boa, mas espero estar apto para me dirigir aos companheiros daqui a 15, 20 dias e ajudar o partido a continuar crescendo e elegendo pessoas”, assegurou o ex-presidente.

Durante cinco meses, Lula foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia, o que alterou sua capacidade vocal. Em março deste ano, os médicos anunciaram o desaparecimento do tumor e o ex-presidente passou a intensificar as sessões de fonoaudiologia e fisioterapia para recuperar a massa muscular perdida durante o tratamento.

Na inauguração do CEU, o ex-presidente seguiu as recomendações médicas e fez discurso de menos de 10 minutos. Lula elogiou a homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que deu nome ao primeiro CEU inaugurado em São Bernardo, e enfatizou a importância do novo espaço para a comunidade. “Quando falarmos da Vila São Pedro, não vai ser pela violência, mas sobre a qualidade de ensino, que vai ajudar a criar novos homens e mulheres.”

Antes de encerrar, o ex-presidente relembrou os investimentos em educação durante seus dois mandatos e elogiou o trabalho realizado por sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff. Neste momento, Lula teve uma crise de tosse e decidiu encerrar sua participação. “Vou parar por aqui, mas no próximo encontro tenho certeza que estarei muito melhor para falar muito mais coisas”, prometeu.

O prefeito Luiz Marinho elogiou a recuperação do ex-presidente e disse que está seguro sobre a participação de Lula nas campanhas municipais deste ano.

“Os partidos aliados e o PT vão ter noção de que não poderão contar com ele como nas outras campanhas. Evidentemente que vai participar, mas dentro das possibilidades”, disse Marinho.

A solenidade de inauguração do primeiro dos sete CEUs em construção na cidade também contou com a participação do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e dos senadores Marta Suplicy e Eduardo Suplicy.

Para 5 mil crianças

O CEU Regina Rocco Casa foi erguido no antigo Clube da Volks, na Vila São Pedro, e vai atender a mais de cinco mil crianças em creche, pré-escola e ensino fundamental, em quatro blocos. O prefeito Luiz Marinho destacou que com as mais de cinco mil vagas criadas no complexo será possível zerar o déficit no ensino infantil na região. Com a entrega dos outros três CEUs (Três Marias, Hawai e Silvina) até o final do ano, a expectativa é que o número de novas vagas seja superior a 17 mil.

“Esse será um espaço para produção do conhecimento, vamos combinar educação, esporte e cultura para dar condições para que alunos e professores possam ter aprendizado de qualidade”, enfatizou Marinho.

Revolução - A senadora Marta Suplicy, que criou o modelo CEU na época em que era prefeita de São Paulo, ressaltou a importância de levar espaços com aliem educação e lazer para regiões afastadas no Centro. “Lembro que o primeiro CEU foi inaugurado na zona leste de São Paulo, em Guaianazes, e na época muita gente criticou por levar um equipamento desse, inclusive com piscina, para a periferia. Esse CEU vai revolucionar a educação em São Bernardo”, frisou Marta.

Os novos estudantes do CEU Regina Rocco Casa aguardavam por vaga na fila de espera ou foram transferidos de escolas de bairros da região, como Vila Esperança e Jardim Irajá. Com isso, a prefeitura espera também reduzir o número de alunos por sala de aula. “A meta é chegar a 25 por sala de aula”, disse a secretária de Educação, Cleuza Repulho.

O CEU Regina Rocco Casa começa a funcionar nesta segunda-feira (16/04), quando será realizada reunião com os pais das crianças menores. Na terça-feira, os alunos matriculados nas creches já começam a ser atendidos. As aulas da pré-escola e ensino fundamental começam em maio. Foram RS 69 milhões na obra, sendo RS 30 milhões provenientes da União.




Nenhum comentário:

Postar um comentário