quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lula na Record.

Hoje de manhã, curtindo férias em casa, de forma não programada, assisti a uma entrevista de Lula ao jornalismo da Record. O objetivo era que Lula falasse do final de seu governo, avaliando o que teve de bom e o que pretende fazer depois.

Evidente que todos e todas que me leem, sabem o quanto lutei junto com outros para eleger Lula nosso presidente. Portanto, nunca escondi minha admiração por aquilo que vivemos no país nestes últimos oito anos. Não só admiração, mas também participação. No meu canto, mas muito intensa.

Mas voltando a entrevista: tem um momento em que Lula começa a falar dos trabalhadores e dos catadores de lixo de São Paulo. E, como nosso maior militante, não se conteve: foi às lágrimas ao lembrar que o maior desejo daqueles catadores era "poder entrar no palácio", coisa inimaginável em governos anteriores. Piegas? Pode ser para aqueles que nunca sofreram ou acompanharam ombro a ombro o sofrimento dos sem voz, daqueles que a vida inteira só souberam trabalhar e jamais serem vistos pelo poder.

Se existe um diferencial que precisa ser enfatizado deste governo com os demais é exatamente este: todos foram tratados como brasileiros. E os mais sofridos, foram mais olhados. Como o próprio Lula diz na entrevista, muito ainda tem para ser feito. Mas esse muito teve um início e um grande avanço nestes oito anos. Valeu a pena lutar por décadas seguidas. Aquelas que vivi e aquelas que não vivi, mas conheci pelos testemunhos de militantes que viveram. O Brasil é mais brasileiro hoje do que há oito anos passados. E isso graças a um sonho que muitos acreditaram. E lutaram para que fosse realidade. E conseguiram transformar muitos detalhes desse sonho em realidade.

Que o sonho aumente, transborde, para que cada vez mais lutemos por um país e um mundo mais justo e solidário.

Ah....não deixe de ver a entrevista, se não viu. Aqui, no blog do Nassif tem os vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário