sábado, 17 de julho de 2010

Pós Mergulho!

Nos últimos três dias estive mergulhado no Congresso da Educação aqui de Salto. Por conta disso, não apareci por aqui. Retornando aos poucos, pois depois de um cansaço delicioso pós congresso, tento ficar alguns dias de férias.

O Congresso, em nossa nova casa - o CEC ANSELMO DUARTE - foi um sucesso ainda maior que todos os que o antecederam. Pela sexta vez realizamos uma das atividades mais gratificantes e especiais na trajetória da educação no mandato de Geraldo e Juvenil. Desde 2005, cada ano é uma surpresa boa e profunda. Desde o primeiro ano do mandato que ousamos esse desafio e comprovamos o quão forte e profundo é o mundo da educação.

Neste ano, além do tema falar sobre espaços - ESPAÇOS QUE EDUCAM - realizamos o congresso em nosso espaço: o Centro de Educação e Cultura ANSELMO DUARTE. Um espaço projetado para grandes encontros e aprofundamentos educacionais e culturais, por mais que queiram nos convencer de que um não tem nada a ver com o outro.

Neste ano o tema veio demonstrar com todas as provas necessárias que a educação não se restringe ao espaço da escola - nela tem seu espaço privilegiado, mas não único. Todos os espaços educam, desde que assim os encaremos e os vivamos. Nessa lógica, as palestras mostraram as dimensões e possibilidades de ação educacional nas mais variadas situações e locais. A escola, os espaços culturais e de lazer, os espaços domésticos, de organizações e associações, de entidades e empresas - todos são espaços educativos, se assim o quisermos.

E é nesse desafio que nos jogamos: o município que educa. Uma proposta já vivida em algumas cidades de nosso país e do mundo e que queremos, a partir deste congresso, consolidar em nossa querida cidade.

Muito temos a dizer do tema. Retorno a ele em algum outro post, pois neste queria agradecer a todas e todos que contribuíram com a realização de mais este congresso. Instituto Saberes, todos os funcionários do CEC, todos os funcionários da educação, todos que participaram de forma madura e interessada, e principalmente a quatro pessoas: FERNANDA, TAÍSA, LÚCIA E MAISA - minha equipe de trabalho que não mediu esforços, tempo e entrega para fazer desse evento um momento marcante para todas e todos que dele participou.

Agradecer também aos atores, bailarinos e bailarinas que abrilhantaram a abertura e o primeiro dia do congresso. À Banda Marcial, que encantou a todos no segundo dia. Estas atividades são demonstrações de que a educação e a cultura andam juntas e sempre para aprofundar e aprimorar os nossos conhecimentos.

Nosso VI CONGRESSO DA EDUCAÇÃO foi um sucesso. Que venha o próximo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário