segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LULA Inaugura Termo Elétricas de Biomassa


Em São Paulo, presidente Lula inaugura usinas termelétricas (UTE)

Às 11h desta segunda-feira (27/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de inauguração simultânea de oito usinas termelétricas, no estado de São Paulo, movidas a biomassa de cana-de-açúcar. O evento acontecerá na Usina Termelétrica (UTE) Barra Bioenergia S/A, no município de Barra Bonita (SP).

A Usina Termelétrica Barra Bioenergia funcionará anexa à usina da Barra, segunda maior unidade processadora de cana-de-açúcar do país, e utilizará o bagaço da cana para fazer a cogeração de energia limpa e renovável. A unidade tem capacidade de gerar 66 megawatts (MW) de energia e será responsável pela produção, venda e consumo da energia gerada.

              As outras sete UTEs inauguradas são: Cocal 2 (Narandiba), Conquista do Pontal (Mirante do Paranapanema), Clealco-Queiroz (Queiroz) , Iacanga (Iacanga), Destilaria Andrade (Pitangueiras), Noble Energia (Sebastianópolis do Sul)  e Açucareira Ester (Cosmópolis). Juntas, as oito usinas termelétricas terão 543 MW de potência instalada e 194,6 MW médios de energia assegurada ao sistema elétrico. Segundo o Ministério de Minas e Energia, essa obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recebeu um investimento de R$ 853,61 milhões.         

A biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. Dentre as biomassas mais utilizadas estão a lenha, o bagaço da cana-de-açúcar, papéis, entre outros. Antes, o bagaço de cana era considerado rejeito e, muitas vezes, queimado, emitindo gases poluentes. Com as usinas a biomassa, o que era lixo passa a gerar energia renovável.

 Mais informações
Assessoria de Imprensa
Ministério de Minas e Energia - (61) 3319-5620

Nenhum comentário:

Postar um comentário