terça-feira, 21 de setembro de 2010

Problemas no Metrô Estão Piorando.

Hoje, dia 21/9/10, ocorreu mais um problema no Metrô-SP.
Com os ocorridos nos trens da CPTM, são doze em apenas dois meses.

O caos de hoje (clique aqui para ler matéria no T1), segundo o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, foi causado por uma blusa que travou o fechamento de uma das portas, paralisando todo o sistema.

O governador disse que é estranho que isso tenha ocorrido e deixou no ar uma hipótese de sabotagem com fins eleitorais.

Vamos analisar os fatos de forma racional:


1. Será o sistema metroviário tão frágil e tão inseguro que é incapaz de reagir ao travamento de uma porta, levando à paralisação de todo o sistema, provocando a ira dos usuários com a consequente depredação dos veículos?

2. Se foi um ato de sabotagem - com fins eleitorais -, deve ter sido um fato único. Foi? A resposta é: não. Este foi o 12º incidente nos trens da CPTM e no Metrô-SP, em apenas dois meses.

3. É plausível que militantes de partidos de oposição ao atual governo estadual tenham conseguido realizar uma série de doze intervenções no sistema metroviário para prejudicar o candidato do governo de SP? Se for, é porque o sistema é muito vulnerável. Ou não?

4. Se forem considerados os incidentes registrados apenas de agosto a setembro deste ano, a média de problemas é de um a cada 3,6 dias. É crível que algum partido político tenha capacidade de gerar essa frequência de problemas?

5. Matéria do Uol relata cada um desses doze problemas e informa as causas de cada um deles (clique aqui): falha na alimentação de energia elétrica (vários); problemas de tração; falha em equipamento na estação Paraíso; invasão de caminhão na passagem de nível; problemas em portas; sinalização deficiente; raio no trilho.

Pelo visto há causas fortuitas e problemas relativos à gestão ineficiente para emergências quando o problema ocorre.

Em uma frase: não há planos de contingência!

Como consequência, cada vez que ocorre um problema, a CPTM e o Metrô-SP são incapazes de reagir para minimizar os danos e evitar o caos. É simples assim.

Falar em sabotagem com fins eleitorais é subestimar demais a nossa inteligência.

José Augusto Valente - Diretor Técnico do T1

Matéria do UOL:

Desde o começo de agosto, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) apresentaram pelo menos doze problemas que afetaram a circulação de passageiros.

No dia 10 de agosto, a paralisação dos trens afetou as estações Brás e Tatuapé, na linha 11-Coral da CPTM, por cerca de oito horas. Calcula-se que 70 mil passageiros foram afetados pelo problema. Duas semanas depois, no dia 24, um apagão paralisou por quase uma hora a linha 4 do Metrô, que foi inaugurada em junho.

Se forem considerados os incidentes registrados apenas de agosto a setembro deste ano, a média de problemas é de um a cada 3,6 dias.

Relembre os problemas com trem e metrô apresentados recentemente:

20 de setembro - A circulação de trens em um trecho da linha 1-Azul do metrô ficou interrompida por cerca de 20 minutos. A pane foi causada por um raio, que atingiu os trilhos no pátio Jabaquara. Com isso, a alimentação elétrica foi afetada, desenergizando o trecho entre as estações São Judas e Jabaquara.

No mesmo dia, duas linhas da CPTM apresentaram problemas de sinalização, o que afetou a circulação de trens e provocou acúmulo de passageiros em algumas plataformas. Na linha 7-Rubi, na estação Franco da Rocha, os trens tiveram que trafegar por apenas uma via durante 1h30. Já na linha 8-Diamante, um problema de sinalização na estação Jandira deixou as operações paradas por cerca de 15 minutos.

17 de setembro - Problema em portas de trem da CPTM causou lentidão na linha 12-Safira e todos os passageiros tiveram que desembarcar na estação de São Miguel Paulista. Devido à falha, todos os trens da linha circularam com maior intervalo por cerca de 20 minutos.

16 de setembro - Pelo menos cinco pessoas passaram mal durante problema de fornecimento de energia que prejudicou a circulação dos trens da linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) do Metrô. O sistema de ventilação dos vagões foi desligado, o que causou o mal estar entre alguns usuários. Durante o problema, uma das composições parou entre as estações Paraíso e Brigadeiro e teve vários dispositivos de abertura de portas acionados de forma indevida pelos usuários.

15 de setembro - A quebra de um trem da CPTM na estação José Bonifácio, sentido Guaianases, fez com que a estação ficasse fechada por cerca de meia hora. Com o fechamento, passageiros se revoltaram e atacaram a estrutura da estação. Depois que o trem apresentou defeito de tração, a circulação entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases passou a ser feita por uma única via.

11 de setembro - A circulação de trens entre as estações Jandira e Itapevi, na linha 8-Diamante, foi paralisada depois que um caminhão desrespeitou a sinalização e invadiu a passagem em nível próxima da Estação Engenheiro Cardoso.

10 de setembro - Uma falha em equipamento na estação Paraíso da linha 1-Azul do Metrô, que faz o percurso Jabaquara-Tucuruvi, deixou a circulação de trens parada por cerca de duas horas. Houve tumulto na estação da Sé, a mais movimentada da capital paulista.

24 de agosto - Uma queda total de energia paralisou a circulação de trens na linha 4 do Metrô. As estações Faria Lima e Paulista foram fechadas.

No mesmo dia, um problema de tração elétrica na estação Corintinhans-Itaquera, no sentido Luz, interrompeu a circulação de trens na linha 11-Coral da CPTM. Os passageiros acionaram o sistema de emergência.

19 de agosto - Um trem apresentou problemas na linha 8-Diamante, na estação Itapevi (Grande São Paulo). Depois, um problema no sistema de alimentação elétrica dos trens da linha 7-Rubi da CPTM interrompeu a circulação de trens entre as estações Jaraguá e Perus.

17 de agosto - Um trem foi esvaziado depois de apresentar problemas de tração na estação de metrô Armênia (zona norte de SP), na linha 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi). A composição foi recolhida para uma área de estacionamento perto da estação Tucuruvi e os demais trens da região circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

10 de agosto - A circulação de trens foi afetada entre as estações Brás e Tatuapé, na linha 11-Coral da CPTM. O problema, causado por uma falha na rede de alimentação de energia elétrica do trecho, levou cerca de oito horas para ser resolvido. Cerca de 70 mil passageiros foram afetados pelo problema.

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