sábado, 25 de setembro de 2010

LULA, DILMA e a PETROBRAS

Brasília Confidencial No 345

O presidente Lula previu ontem que, após as eleições, Dilma Rousseff unirá o país para governar.
 
“Dilma vai conseguir a unidade do país, unindo trabalhadores, empresários, os pobres e a classe média”,  afirmou Lula ao encerrar diante de 20.000 pessoas, no centro de Porto Alegre, o último comício da  campanha do candidato do PT ao governo gaúcho, Tarso Genro.
 
Antes do pronunciamento de Lula, Dilma afirmou que sua vitória no dia 3 de outubro será, novamente, resultado da superação do medo pela esperança, como ocorreu em 2002 na eleição de Lula, mas com um acréscimo: “Será uma vitória do amor contra o ódio”.
 
Depois de relembrar que “em 2002, eles (a oposição) diziam que eleger Lula seria o caos”, a presidenciável petista observou que “no momento, eles destilam ódio”, reportando-se aos ataques que vem sofrendo nos  últimos dias da campanha.
 
Dilma reparou também que a votação de 3 de outubro será também uma oportunidade “para derrotar o  preconceito. Vamos mostrar que uma mulher pode governar o Brasil”. Recordou que o DEM, aliado do PSDB, trabalhou “para impedir que 700 mil estudantes tivessem acesso à universidade através do Prouni”.
 
“OS GRINGOS NÃO IAM GOSTAR”
 
Outro tema do discurso foi a Petrobras. Dilma foi mordaz com o comportamento dos tucanos durante o  Governo Fernando Henrique Cardoso: “Diziam que, se não se mudasse o nome da Petrobras, não se  conseguiria dinheiro lá fora”, lembrou. “Então, a primeira coisa que pensaram foi tirar aquilo de mais  brasileiro que a Petrobras tinha, que era o ‘Bras’ porque senão os gringos não iam gostar”, ironizou, em  alusão à idéia do governo do PSDB de trocar o nome da empresa para Petrobrax.
 
A petista comparou os recursos obtidos para a estatal sob FHC e agora, com a capitalização. “Eles  obtiveram US$ 7 bilhões e nós conseguimos hoje US$ 70 bilhões. Aquilo que eles venderam, nós  compramos de volta para o Brasil e os brasileiros”, criticou.
 
“A Petrobras que eles chamavam de dinossauro é, agora, a segunda maior empresa de petróleo do mundo”.  E arrematou: “Eles, quando puderam mais, fizeram menos”.
 
O PETRÓLEO É NOSSO
 
O comício foi encerrado pelo presidente Lula, que também destacou a Petrobras e sua capitalização.
 
“Nós capitalizamos o povo brasileiro. O petróleo é nosso”, reiterou.
 
“Quem imaginaria que a maior capitalização da história da humanidade não seria feita pelos Estados Unidos,  a Inglaterra ou a China e sim pelo Brasil?”, indagou. E desafiou: “A Esso é a primeira (empresa de petróleo), mas é apenas questão de tempo (para a Petrobras superá-la)”.
 
Lula enumerou alguns avanços sociais durante seu governo: 99% das categorias profissionais com aumento de salário acima da inflação, salário mínimo de quase 300 dólares e, até o fim do ano, criação de 15 milhões de empregos com carteira assinada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário