segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mais um Campus Federal em SP

Do MEC


Sexta-feira, 10 de setembro de 2010 - 12:54
 
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram nesta sexta-feira, 10, da cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no município de Suzano. Haddad destacou que São Paulo tinha apenas três unidades de escolas federais de educação profissional. Hoje, 21 estão em funcionamento, decorrentes do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Concluída a fase de expansão, ainda este ano, haverá um total de 28 unidades.

Segundo Haddad, o ensino oferecido na instituição paulista habilita os estudantes a disputar vagas em qualquer universidade pública do país. “O instituto federal de São Paulo, pelas notas dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode ser considerado o melhor estabelecimento público de ensino médio do estado”, disse. “A qualidade da educação é comparável à de qualquer país desenvolvido.”

Lula destacou o crescimento do número de universidades federais no estado e de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecidos aos estudantes paulistas. “Já passaram pelo ProUni 704 mil estudantes. Só em São Paulo, foram 234 mil”, destacou o presidente.

Na visão de Lula, a concepção de educação mudou no país nos últimos anos. “Hoje, os prefeitos não fazem mais pedidos apenas de coisas triviais para a educação; querem, também, campi de universidades e escola técnica”, disse.

Pelo plano de expansão e interiorização dos campi, ressaltou Lula, já existem 14 novas universidades federais e 118 extensões universitárias. Na educação profissional, estão em funcionamento 187 novas escolas, que geraram 90 mil matrículas em cursos técnicos, superiores de tecnologia e de licenciatura. Outras 27 unidades serão entregues até o fim do ano.

Campus — O campus de Suzano está localizado na região metropolitana de São Paulo, distante 42 quilômetros da capital paulista. A área é, hoje, um dos principais polos industriais da região do Alto Tietê, com 327 empresas de pequeno, médio e grande portes.

Inicialmente, a instituição oferece os cursos técnicos em automação industrial e comércio. No campus, já estão matriculados 160 alunos. Pelas previsões, serão feitas 600 matrículas até 2012. O investimento realizado no campus de Suzano, até agora, é de R$ 4,9 milhões.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário