quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Datafalha Tenta Confundir nos Últimos Dias

Ontem o datafalha saiu com uma pesquisa onde, pelos seus números, já era possível dizer que teríamos segundo turno nas eleições presidenciais. Isso foi suficiente para todos os meios de comunicação impressos de hoje e televisivos de ontem e manhã de hoje ficassem agitadíssimos com a grande novidade, espalhando-a como se espalham as chamas em capim seco.

Mas logo pela manhã e durante o dia os demais institutos (inclusive o IBOPE) desmontaram novamente o datafalha. Vejam algumas notas do dia abaixo.

Enquanto militantes, o que precisamos fazer é continuar conquistando eleitores para DILMA, MERCADANTE, nossos senadores e deputados, sem parar, até o domingo.

Ibope e Sensus confrontam Datafolha e mostram vitória de Dilma no 1º turno

Pesquisas CNI/Ibope e CNT/Sensus divulgadas nesta quarta-feira (29) mostram vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, no primeiro turno das eleições deste domingo (3). Os índices apresentados nas duas pesquisas entram em confronto com os dados do Datafolha divulgados ontem (28) e que mostravam Dilma com 46% das intenções de voto e apenas 51% dos votos válidos (excluídos os nulos e os brancos).

Já a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (29) aponta Dilma Rousseff com 50% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 27% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 13%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Considerando os votos válidos, o Ibope mostra que Dilma tem 55% dos votos e venceria já no primeiro turno.

Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem sem a ajuda da relação de candidatos, Dilma tem 44%, Serra 21% e Marina, 10%. Votos brancos ou nulos somam 5% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não disputa a eleição ainda aparece com 1% das intenções de voto.

Sensus
Também a pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje confronta os dados do Datafolha e mostra a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições deste domingo.

Pela Sensus, Dilma recebeu 54,7% dos votos válidos, enquanto José Serra (PSDB) somou 29,5% e Marina Silva (PV), 13,3%. Como a petista tem mais de 50% dos votos válidos, a pesquisa mostra sua vitória em primeiro turno.

No levantamento do Sensus, Dilma recebeu 47,5% das intenções de votos, contra 25,6% para Serra e 11,6% para Marina. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os indecisos e votos nulos/brancos somam 13,1%.

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece em primeiro lugar com 42,9% dos votos, seguida por Serra, com 23,2%. Marina aparece em terceiro lugar com 10,5% das intenções de votos. Os demais candidatos não chegaram a 1% na pesquisa espontânea.

Nenhuma pesquisa apontou as tendências do Datafolha, diz diretor do Vox Populi

Texto postado no Blog do Nassif

Marcos Coimbra, do Vox Populi, não conseguiu identificar as tendências que o Instituto Datafolha diz ter percebido no eleitorado. O Vox Populi tem uma enorme quantidade de tracking (pesquisas rápidas diárias) e pesquisas em diversos estados.

Para o iG/Band, sua pesquisa buscar 500 novos pesquisados diariamente. Para partidos políticos, 3 mil. Faz tracking em Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.

Nenhuma de suas pesquisas apontou as tendências divulgadas pelo Datafolha.

Nele, há uma queda discreta de Dilma, Serra se estabilizando no patamar de 28% e Marina subindo.

Nas pesquisas do Vox, não se observou nenhuma tendência de queda de Dilma – que nunca fica abaixo de 49%. Em geral, oscila entre 49 e 51%. Serra permanece na faixa de 20 a 25% - no momento está em 22%.

Se descontar os 12 a 14% de Marina, sobram de 10 a 12 pontos para Dilma vencer no primeiro turno.

A única tendência nova detectada é de um leve crescimento da Marina, mas restrito aos grandes centros do sudeste.

Coimbra explica que uma pesquisa apenas não pode se pretender identificar o todo. As análises precisam ser feitas em cima do conjunto de pesquisas de todos os institutos. Mas o Datafolha continua considerando seus dados os únicos capazes de refletir a realidade.

Coimbra lembra que nessas eleições, durante todo o tempo o Datafolha correu atrás dos demais institutos. Jamais conseguiu antecipar uma tendência sequer. Seria surpresa se conseguisse agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário