quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Folhona Não Entendeu

Do Tijolaço

Em outro recado dirigido à grande mídia, que escreve o que quer, mas não tolera ouvir o que não quer, Lula ironizou os jornais, revistas e seus colunistas, que o acusam de ameaçar a democracia. “Eles são os democratas. Os donos do engenho são os democratas e os moradores da senzala são contra a democracia?”
Todo mundo que acompanhou o comício de Lula em Curitiba ou pela internet – no de Campinas o vídeo no Tijolaço foi assistido por mais de 4 mil pessoas – entendeu claramente a quem Lula se dirigia. Menos a Folha de S. Paulo. Ou melhor, entendeu, mas fingiu que não entendeu.

No seu típico jornalismo dissimulado, no qual finge que noticia tudo para não revelar sua parcialidade, a Folha publicou a crítica de Lula, mas afirmou que o presidente se referia ao DEM. No Paraná, Lula apóia a candidatura de Osmar Dias (PDT), que enfrenta um adversário do PSDB. Por que iria se referir ao minguado DEM, sem a menor relevância na disputa?

A Folha não quis passar aos seus leitores que era a ela, entre outros, que Lula se referia. Que ela é uma das donas do engenho. Propriedade de uma das oito ou dez famílias, como disse Lula na entrevista ao Terra, que defendem seus privilégios e não a liberdade.

A Folha tem sido um expoente na campanha contra Lula e Dilma. Desde antes do início da campanha eleitoral já disseminava notícias levianas como a falsa ficha de Dilma, produzida por um site de ultradireita. Agora, tenta de todas as maneiras ir contra a vontade popular de eleger Dilma e empenha sua estrutura, inclusive o instituto de pesquisas que detém, para criar fatos e manipular informações.

Só que a senzala já está instruída, tem acesso a novas fontes de informação e não cai mais no conto das oligarquias. O povo brasileiro, muito mais que os jornais de algumas famílias, preza a democracia que possibilitou a eleição de Lula e a melhora constante em sua qualidade de vida. Deseja que Dilma leve adiante esse projeto e repudia o candidato da mídia e suas baixarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário